Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Durante vinte dias cerca de 200 alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Palmas (CMP) estiveram empenhados em uma causa nobre. Eles participaram da gincana solidária que tinha o objetivo de arrecadar frascos para serem doados ao Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).

Os frascos são usados para captação de leite humano e são fundamentais para a alimentação de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e Unidade Intermediária (UI) do hospital. A equipe ‘1403’, do 1º Ano, arrecadou 68 frascos e foi a vencedora, contando com a participação de cerca de 40 alunos. Como premiação, a equipe vai passar o dia em um clube na Capital com direito a alimentação e muita diversão.

A coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, parabenizou o empenho dos alunos, disse que o resultado foi positivo e que o hospital tem necessidade de ajuda. “O Banco de Leite necessita de no mínimo 8 litros de leite por dia. Sempre precisamos de frascos para armazenar o leite e estávamos com baixo estoque. O resultado da gincana foi muito positivo e pôde desafogar o Banco, agora conseguiremos mandar mais frascos para as coletas externas”, comemorou.

Camila Santiago, uma das alunas do Colégio, mobilizou os amigos nas redes sociais e disse que essa foi uma grande oportunidade de ajudar. “Podemos aprender praticando o ato de solidariedade. Fiquei impressionada com a possibilidade de salvar a vida dos bebês com a arrecadação de frascos, me senti importante ao ajudar”, contou.

Doações

Quem tiver interesse em doar frascos basta procurar o Banco de Leito do Dona Regina e fazer a entrega. Os frascos precisam ser de vidro com tampa de plástico rosqueável de 50 ou 100g ou de 200 a 500 ml.

Já as mulheres que quiserem doar o leite excedente, podem solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito através do telefone 0800 646 8283. Em casa, elas receberão instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit contendo touca, máscara e o frasco coletor. A coordenadora Walkíria reforça que a doação do leite excedente não prejudica a alimentação do próprio filho.

O Banco de Leite do Dona Regina está continuamente precisando de leite humano, já que a demanda é crescente e as doações limitam-se ao período de amamentação de cada mãe. (Ascom Sesau)