Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Para discutir estratégias de enfrentamento de estiagem do sudeste do Tocantins, “Operação caminhão-pipa 2015”, o Governo do Estado, por meio da equipe técnica, composta por membros da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Superintendência Estadual da Defesa Civil e Secretaria da Saúde (Sesau), reúne-se com prefeitos dos 27 municípios do sudeste nesta terça-feira, 31, às 14h30, no auditório da ATS.

Com a incumbência de coordenar os trabalhos da operação caminhão pipa-2015 o presidente da ATS, Eder Fernandes, destacou que o atendimento às famílias dos 27 municípios tem sido primordial para o governador Marcelo Miranda desde o primeiro dia da sua gestão. “Estou acompanhando de perto o andamento de cada etapa da operação para que nenhuma família, em situação de risco, venha ficar sem atendimento”, observou.

Durante a reunião, profissionais da agência, Sesau e Defesa Civil ministrarão palestra sobre o andamento da operação, oportunidade em que também será entregue aos gestores um CD com modelos de cadastros das famílias que serão beneficiadas, planilhas, minutas de leis, controles de entrega de água e de abastecimento dos caminhões dentre outros.

Ainda durante o evento, o diretor de planejamento, supervisão e controle de obras da ATS, Anderson Rodrigues Messias, apresentará aos presentes um mapa da atual conjuntura do programa Água para todos/ Tocantins sem sede que retomará a parte de instalação das cisternas no dia 6 de abril, após reavaliação em mais de 9 mil cadastros que tiveram irregularidades apontadas pelo Ministério da Integração.

Validação do decreto

A operação caminhão-pipa 2015 está prevista para ser executada através de convênio com o Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Para que o recurso seja liberado é necessário que o governo do Estado cumpra algumas etapas, dentre elas, fazer uma amostragem sobre a situação da seca em quatro municípios do sudeste (Arraias, Paraná, Taguatinga e Santa Rosa). Com as informações levantadas pela Defesa Civil, o decreto estadual é elaborado, oficializando a situação de emergência, decorrente da estiagem.

De acordo com o gerente de convênios e projetos Felipe Vasconcelos esse decreto será encaminhado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para análise. “Só após a visita de profissionais da SNPDC, ao sudeste é que o decreto poderá ser validado”, declarou acrescentando que sendo autenticado, o governo federal homologa a situação de emergência publicando o decreto no Diário Oficial da União (DOU).

A operação, prevista para iniciar no mês de junho deste ano, é uma ação coordenada pela ATS e conta com a parceria da Sesau, por meio dos setores vigidesastres, vigiágua, vigilância sanitária e área de assessoramento para doenças de veiculação hídrica e alimentar (DVHA), e da Superintendência Estadual da Defesa Civil. A operação atenderá às famílias, previamente, cadastradas pelos municípios e pela Defesa Civil. (Ascom ATS)