Em visita ao Tocantins, neste último domingo, 5, o governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, conheceu o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes, em Palmas. O governador piauiense estava acompanhado de familiares e amigos, como o deputado Paulo Mourão e foi recebido pelo secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, que responde cumulativamente também pela Secretaria da Cultura.
Essa não foi a primeira visita de Wellington Dias ao Tocantins. Para o governador, é importante que todo brasileiro conheça o próprio País. “Vim com a família para ver amigos e familiares, estamos encantados com as belezas do Tocantins. Visitando os museus podemos conhecer mais a história e a cultura de um dos nossos estados vizinhos”, concluiu. Os aspectos culturais indígenas tiveram um olhar diferenciado para Wellington Dias, que foi o primeiro governador eleito no Brasil a se declarar descendente de índios.
Durante a visita, o governador do Piauí ressaltou que o Tocantins é o único Estado que faz divisa com seu Estado e ainda não tem as vias de acesso, entre os mesmos, asfaltadas. “Já articulamos junto ao governador Marcelo Miranda para que esta situação seja resolvida o mais depressa possível. As obras em nosso Estado já foram iniciadas e logo os dois estados terão suas divisas asfaltadas”, completou.
Segundo o secretário da educação, Adão Francisco, a visita do governador piauiense foi muito positiva. “A visita do governador possibilitou uma abertura de diálogo entre os dois estados, criando uma oportunidade para discutirmos tanto ações culturais e também sobre projetos educacionais”, declarou o secretário.
O assessor cultural Cláudio Nogueira lembrou a importância do intercâmbio entre diferentes estados da Federação. “É muito importante criarmos um espaço de cooperação e intercambio com outros estados. Assim podemos compartilhar experiências que deram certo e contribuir mutuamente para o fortalecimento do cenário cultural brasileiro”, finalizou.
O deputado estadual Paulo Mourão, que também acompanhou a visita, apontou o Piauí como um dos principais parceiros do Tocantins, principalmente para a expansão da fronteira agrícola entre os dois estados e para o desenvolvimento econômico-social da região.