Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Maria Amélia Fernandino Por ano, o Cantão chega a receber, aproximadamente, dois mil turistas; o píer, danificado por um incêndio criminoso, é um dos pontos reformados  Por ano, o Cantão chega a receber, aproximadamente, dois mil turistas; o píer, danificado por um incêndio criminoso, é um dos pontos reformados

Compreendido em uma área de mais de 90 mil hectares, o Parque Estadual do Cantão, localizado em Caseara, a 260 km de Palmas, chama atenção por sua diversidade em fauna e flora. O ponto de encontro entre os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia atrai olhares não só dos moradores da região. Por ano, o Cantão chega a receber, aproximadamente, dois mil turistas e para manter o potencial turístico do local, o Governo do Estado foca nos trabalhos de conservação e proteção ambiental.

Atualmente, o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Conservação e Proteção Ambiental do Cantão, composta por técnicos, guarda-parques, administrativos e inspetores de recursos naturais, viabiliza o uso público do local. Todos os dias são feitos trabalhos de proteção e manejo, combate à caça e pesca predatória, cuidado com os acessos e as instalações ilegais, além do combate à extração de madeira ilegal.

Turismo

Para quem visita o local, o Centro de Atendimento ao Turista possui exposições de fotografias e condutores ambientais habilitados a dar suporte aos visitantes e a expedir licenças de atividades de ecoturismo.

Para o analista em Turismo e Integração do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Henrique Costa Rodrigues, o Estado dá condições para que o turismo aconteça no Cantão. “O parque tem ótimas condições: é belíssimo, está passando por reformas para melhor atender aos turistas, tem o cuidado com a proteção e a preservação ambiental. No geral, o horizonte do turismo é bastante extenso para este ano”, afirmou. 

Organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao setor ambiental também dão suporte com relação à capacitação e incentivo ao turismo. É o caso da ONG Onça D’água, que através do Projeto Procantão, desenvolve atividades de capacitação e incentivo ao turismo. Exemplo disso é a construção de uma área de camping estruturada e a obra do Porto Turístico, previstos para serem entregues até junho deste ano.

Também estão sendo providenciadas duas cabanas de selva equipadas, manutenções e desenvolvimento de trilhas. A boa pedida para quem visita o Cantão é participar do Circuito Cega-Machado, composto por trilhas de 7,5 mil metros. O Procantão também está fornecendo aos condutores três conjuntos completos de barcos, para serem utilizados dentro da unidade. 

Ainda de acordo com Marcelo, a intenção é que o Circuito de Arvorismo já comece a ser operacionalizado neste ano. Para isso, é necessário que sejam atendidos todos os trâmites do processo de licitação.

“É preciso fazer licitação e concessão com uma empresa especializada para estar operando, com pessoas especializadas. Será mais uma novidade, mais um atrativo aos turistas”, explicou.

Reforma

O Parque Estadual do Cantão ainda passa por revitalizações, através do recurso de R$ 500 mil, proveniente da Medida Compensatória Ambiental. O píer, danificado por um incêndio criminoso ocorrido em 2012, é um dos pontos reformados.  O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) também colabora com a pintura e a reforma do local.  No pacote de revitalização está ainda a entrega de uma Torre de Observação e a construção de uma loja de artesanatos. (Secom-TO)