Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O município de Araguatins é localizado em região centralizada em relação à localização dos municípios do Bioma Amazônia no Estado do Tocantins e, por esse motivo, a cidade sediará o lançamento do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, realizado pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. O evento será realizado nos dias 09 de abril de 2015, de 8h às 17h, no auditório da Câmara Municipal, localizada na Praça Benjamin Fernandes de Sousa, bairro: Centro. Foram convidados os representantes de entidades civis, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e os secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

O objetivo central do Seminário é apresentar e debater o Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia com agentes públicos e parceiros presentes, de forma a mobilizar e construir as bases da adesão dos municípios ao programa com foco no diálogo e valorização das instituições locais.

“O PQGA oferece uma oportunidade de fortalecimento da administração local com foco em uma questão muito importante: a gestão ambiental. O IBAM, com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES, leva conhecimento e ações por meio de pareceres técnico-jurídicos e cursos de capacitação, além de construir, em parceria com os Municípios, as soluções para problemas crônicos. O trabalho é sempre feito em conjunto com as equipes locais, e o olhar especializado do IBAM coopera com a construção e estruturação da gestão municipal ambiental”, divulgou o superintendente do IBAM, Paulo Timm.