Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Palmas está com agenda aberta para a castração de cães e gatos desde o mês de janeiro de 2015. O agendamento ocorre no final da última semana de cada mês para marcar as cirurgias do mês seguinte.

A castração é feita gratuitamente e serve para contribuir com o controle da população animal, pois é a melhor opção para o combate das zoonoses, ou seja, doenças transmitidas dos animais para o homem.

Para realizar a castração é necessário que o animal tenha mais de 6 meses, não esteja no cio, esteja em jejum de água e comida desde as 18 horas do dia anterior à castração. Tanto para machos, quanto para fêmeas, a cirurgia é rápida e de baixo risco. Após a operação, o animal receberá ainda prescrição de medicação anti-inflamatória e antibiótica, assim como orientações dos veterinários que ajudará na recuperação do animal.

Para agendar a cirurgia, o cidadão deve ir ao CCZ, situado na Rodovia TO-080, Km 01, saída para Paraíso, ao lado da garagem central do Estado. Para mais informações a pessoa deve entrar em contato através do telefone 3218-5144. Lembrando que é necessário nome, endereço do proprietário além dos dados do animal.

Vantagens

Entre as vantagens da castração, no caso das fêmeas elas deixam de apresentar a fase do cio, ficando mais dóceis, caseiras e livres dos riscos de doenças advindas da prenhez. Os machos ficam menos agressivos e com melhor comportamento.

O tempo da cirurgia em machos é de aproximadamente 20 minutos e nas fêmeas de 40 minutos. É válido lembrar que o animal não sentirá dor durante a cirurgia, pois estará sob o efeito de anestesia e é liberado no mesmo dia.

Datas de agendamento

Confira as datas de agendamento de castração. Lembrando que as mesmas estão sujeitos à mudança. 

DATA DE AGENDAMENTO

MÊS DE REALIZAÇÃO DAS CIRURGIAS

30/04 (QUINTA-FEIRA)

MAIO

28/05 (QUINTA-FEIRA)

JUNHO

30/06 (TERÇA-FEIRA)

JULHO

30/07 (QUINTA-FEIRA)

AGOSTO

31/08 (SEGUNDA-FEIRA)

SETEMBRO

30/09 (QUARTA-FEIRA)

OUTUBRO

29/10 (QUINTA-FEIRA

NOVEMBRO

30/11 (SEGUNDA-FEIRA)

DEZEMBRO