Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, na última semana, acompanhou as ações realizadas pelo Projeto de cooperação Brasil-Alemanha na Prevenção, controle e monitoramento de incêndios florestais no Cerrado realizadas no município de Mateiros. O objetivo geral do projeto é aprimorar a prevenção e o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais na região do Jalapão.

O programa piloto de ‘Manejo Integrado do Fogo’ pretende reduzir as áreas de queimada, a intensidade e a ocorrência de incêndios descontrolados. Além de contribuir para a manutenção das funções do cerrado como sumidouro de carbono, de relevância global, e como repositório da biodiversidade.

Outra medida é ampliar as ações colaborativas nas comunidades locais, a fim de desenvolver atividades que possibilitem uma melhor qualidade de vida para a comunidade. Durante a execução das atividades o subtenente Gilmar Martins Barros, acompanhou as ações e destacou a importância do projeto para o município.

“Esse trabalho pretende gerar um modelo a ser reproduzido para fins de conservação do bioma, desta forma conseguiremos reduzir os incêndios e todos os impactos negativos provocados pelo uso incorreto do fogo na biodiversidade, além de melhorar a qualidade de vida das comunidades local”, destacou Gilmar.