Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira  Exposição segue no hall da Seduc até a próxima sexta-feira, 17 Exposição segue no hall da Seduc até a próxima sexta-feira, 17

Em comemoração ao Dia do Índio, lembrado no dia 19 de abril, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove exposição de fotografias e artesanato representativos de etnias indígenas do Tocantins. A exposição instalada no hall da Seduc poderá ser conferida pelo público no período de 14 a 17 de abril, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

No hall da Seduc estão expostas fotos de escolas indígenas, bonecas Ritxoko feitas manualmente de barro e tinta natural; decorações, artesanato em capim dourado e peças produzidas pelos índios da etnia Krahô.

Falando sobre a importância de se comemorar o Dia do Índio, a gerente de Desenvolvimento de Educação Indígena e Quilombola da Seduc, Cleide Araújo Barbosa Marcenas, ressaltou que a homenagem à cultura indígena tocantinense é merecida e que outras atividades poderão ser inseridas na programação da Semana do Índio da Pasta. “Este momento é importante pelo que os indígenas nos representam na história do Tocantins e do Brasil. Hoje eles estão se inserindo na sociedade, com o cuidado para não perderem sua identidade cultural, principalmente, a língua”, explicou.

Sebastião Vagner, de Palmeirópolis, estava passando pela Seduc e aproveitou para conferir a exposição. Para ele, a cultura indígena é muito rica e faz parte do contexto cultural do Tocantins. “Chamou a atenção as pinturas corporais e é muito bom observar a diversidade da população do Estado”, disse.

Rosiméria Gonçalves, também de Palmeirópolis, disse que pensar sobre a cultura indígena é resgatar a nossa história. De acordo com a visitante, a exposição serve também como forma de preservar parte dos costumes dos povos nativos tocantinenses. “Muitas coisas que estão retratadas aqui na exposição estão se acabando, como os animais que fazem parte do cotidiano indígena”, frisou.

População indígena

No Tocantins, atualmente habitam aproximadamente 15 mil indígenas, divididos em sete povos: Karajá, Javaé, Karajá-Xambioá, Xerente, Apinajé e Krahô Kanela. Cada uma com peculiaridades que marcam sua trajetória cultural, com expressões como artesanato, rituais, festas tradicionais e pinturas corporais.