Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Zezinha Carvalho

Com quatro anos de criação, o Plano ABC já mostra bons resultados relacionados principalmente, ao desenvolvimento dos produtores rurais em todo país. O Plano ABC tem como objetivo o desenvolvimento sustentável através da redução da emissão de carbono, reduzir o desmatamento; aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; ampliar a área de florestas cultivadas; e estimular a recuperação de áreas degradadas, além de preservar os recursos naturais.

No Tocantins foi instituído através do decreto n° 5.000, a partir de fevereiro de 2014. Mesmo antes da oficialização, as instituições que integram o grupo realizaram várias atividades desde 2011, entre capacitações, oficinas, palestras, seminários e dias de campo. Para dar continuidade às ações do plano no Estado, o Grupo Gestor do Plano ABC Tocantins se reúne, na quarta-feira, 22, às 14h30, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). 

Na pauta, a apresentação das ações propostas da Embrapa para o Projeto TT-iLPF, integração Lavoura-Pecuária-Florestas, considerada uma das novas revoluções agrícolas e o Brasil tornou-se protagonista, com resultados de pesquisas de impacto sobre intensificação sustentável. Discussões sobre as ações a serem realizadas durante a Agrotins; compartilhar o relato do Senar sobre o andamento do Projeto Plano ABC – Cerrado e a elaboração do calendário 2015 das reuniões ordinárias.

O secretário da Seagro, Clemente Barros, ressalta que o projeto vem para consolidar as atividades já aplicadas em algumas propriedades e que atende não só as demandas do médio e grande produtor, mas também as da agricultura familiar. “O ABC é muito importante para o desenvolvimento do setor agropecuário do Tocantins e o sucesso do plano comprova isso, pois desde a implantação já foram capacitados mais de 70 técnicos e implantadas 36 Unidades de Referência de Tecnologia no Estado (URT’s)”, complementa.

Comitê

O comitê tocantinense é formado por 22 instituições entre elas, servidores da Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Faculdade Católica do Tocantins.

Plano ABC

Durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15), realizada em 2009, na cidade de Copenhagen, Dinamarca, o Governo Brasileiro assumiu voluntariamente o compromisso de redução de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) entre 36,1% e 38,9% até 2020. Para isso, o Brasil estabeleceu um conjunto de tecnologias denominado agricultura de baixa emissão de carbono (Plano ABC).