Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Ao todo, 80 mil pessoas podem estar envolvidas com fraudes na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Esta é a quantidade de pessoas a serem intimadas pela Receita Federal para esclarecer infrações praticadas nas declarações relativas aos anos de 2012, 2013 e 2014 (Ano calendário 2011, 2012 e 2013).

De acordo com a Receita, serão executados aproximadamente 280 mil procedimentos de fiscalização em pessoas físicas, ainda este ano. As possíveis fraudes foram identificadas pelo sistema Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) - um trabalho de monitoramento e gerenciamento de risco dos contribuintes feito pela Secretaria de Fiscalização.

Este sistema capta com mais facilidade irregularidades nas declarações feitas em computadores de escritórios de contabilidade. É possível saber de onde partem as fraudes, explica a Receita. Esta foi a ferramenta usada para combater fraudes nas declarações de ajustes anual do Imposto de Renda com as pensões alimentícias. Foram identificadas 25 mil declarações com irregularidades.

Consulta

O contribuinte pode consultar a situação da declaração do IRPF na página da Receita Federal na internet e solicitar, online, um extrato após fazer um cadastro. Caso encontre divergências poderá fazer a auto-regularização.