Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) vem trabalhando para modernizar e aprimorar ferramentas de trabalho que dinamizem as ações e garantam realizar a avaliação mais rápida de processo operacional e de gestão. Pensando nisso, o órgão desenvolveu o sistema de gerenciamento de Assistência técnica de Extensão Rural, o Rurater.

Nesse sentido, os técnicos do escritório local de Palmas iniciaram na manhã desta sexta-feira, 24, na sede Ruraltins em Palmas, uma capacitação para utilização do sistema de informação que permitirá o monitoramento das atividades planejadas de técnicos e extensionistas do órgão e de ações prestadas aos agricultores familiares, além de possibilitar a atualização de informações da instituição em tempo real.

“Esse é um projeto piloto que começa a ser implantado e testado, mas o sistema deve ser implantado até junho em todas as unidades do órgão no Estado”, explicou o técnico da área de planejamento, Gilberto Marques de Paula, ressaltando que o Rurater começa a ser implantado no escritório local de Palmas, onde será observado a funcionalidade e os ajustes necessários a serem feitos.

Na ocasião, foi experimentada outra ferramenta para realização de vídeo conferência via internet que será usada para transmitir, on line, capacitações e reuniões de trabalho simultaneamente para todas as unidades do Ruraltins no Tocantins. “Com esse canal de comunicação será possível minimizar distâncias e difundir as informações do órgão e diminuir gastos com deslocamentos de técnicos e despesas com diárias”. Considerou o presidente do Ruraltins, Pedro Dias.