Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Para discutir e definir as ações da cadeia produtiva a serem desenvolvidas, em 2015, a Câmara Setorial da Apicultura tocantinense se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 24, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e contou com a participação de representantes de instituições, além de presidentes de cooperativas e apicultores. A Câmara foi criada em 2004, com o objetivo de trabalhar em equipe para alavancar o setor no Estado com competitividade e sustentabilidade.

Durante a reunião foram apresentadas as ações realizadas em 2014 e programadas as atividades a serem realizadas em 2015, tais como, de aumentar a produção apícola no Estado e para obter a certificação do mel produzido, para garantir a segurança alimentar e a integração dos apicultores. Além de buscar a realização de novas parcerias, que objetivam fortalecer o setor apícola. De acordo com o estatuto serão realizadas reuniões a cada três meses durante o ano.

As atividades desenvolvidas pela Secretaria foram apresentadas pela gerente de Pecuária da Seagro e membro da Câmara Setorial, Érika Jardim, que fez relatos sobre o panorama da apicultura no Estado e os objetivos da Câmara Setorial da Apicultura (CSA). Discorreu sobre a elaboração do planejamento estratégico da atividade e da necessidade de equipar as Casas de Mel para obtenção do Selo de Inspeção Federal (SIF), como forma de fortalecer a atividade, fabricando produtos de qualidade e ofertando segurança alimentar. “Ter o SIF significa que houve um acompanhamento de profissionais durante todo o processo da fabricação do mel, desde a extração até a comercialização”, explicou.

Erika falou também da importância de capacitar os técnicos, no sentido de elaborar projetos para ajudar cada vez mais a desenvolver a apicultura no Tocantins, e nesse contexto solicitou empenho das instituições parceiras no sentido de permanecerem estimulando a participação dos apicultores em reuniões e cursos de capacitação. “O que temos visto é que, ao contrário de outras atividades, o apicultor participa de reuniões e das atividades destinadas à apicultura, sempre mostrando disposto a aprender mais”, disse.

Recursos

A gerente de pecuária fez ainda um breve relato dos projetos elaborados para busca de recursos, destinados ao setor tais como: MAPA, ISPN, FBB e PDRIS, e em seguida apresentou o cronograma de ações da Seagro para a apicultura em 2015, como o stand da Federação das Associações de Apicultores do Estado do Tocantins (Fetoapi), que será montado na 15ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que será realizada de 5 a 9 de maio, em Palmas, com produtos para conhecimento do público e também para comercialização. Haverá ainda palestras e demonstrações práticas direcionadas aos apicultores.

Já o novo presidente da Fetoapi, Charles Dias da Silva apresentou a produção de mel dos municípios tocantinenses, tais como: Axixá, São Miguel, Esperantina, Sampaio, Colinas, Nova Olinda e Waderlândia, Palmas, Figueirópolis, Aliança, Araguaçu, Brejnho de Nazaré, Crixas, Formoso do Araguaia e Jaú. E exaltou o crescimento da produção de mel no Tocantins, ressaltando que ao longo dos anos taxa de crescimento de 196%.

Dados

O Tocantins tem hoje 1.300 apicultores associados à Federação Tocantinense de Apicultores e uma produção de mel de 118 toneladas, em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de 2015, ainda não foram fechados.

O município com maior produção de mel é Nova Olinda, localizada na região norte do Estado. A meta da Federação para 2015 é a produção de 250 toneladas, atingindo assim, sua plena potencialidade. Para fortalecer o setor, foram construídos com recursos da Fundação Banco do Brasil três entrepostos, em Figueirópolis, Palmas, Colinas e Axixá, além de dez casas de mel.

Participantes

A câmara é composta de 24 membros, sendo representantes: Seagro, Sebrae Tocantins, Adapec, Ruraltins, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, SFA – Superintendência Federal da Agricultura, Unitins, Unitins Agro, Agência de Fomento, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sagri- Secretaria de Agricultura de Palmas, Faculdade Católica do Tocantins, Seduc – Secretaria de Educação e Cultura, Setas, Seplam – Secretaria de Planejamento, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, Naturatins, Itertins e Fetoapi.Eleição da Fetoapi.

Eleição da Fetoapi

No período da manhã os parceiros se reuniram, nas dependências da Seagro, para eleger os novos representantes da Fetoapi, para um mandato de dois anos. Charles Dias da Silva é o novo presidente da mesa diretora da Federação. (Ascom Seagro)