Discutir a educação integral nas escolas públicas do Estado é o principal assunto da primeira edição do Seminário de Educação Integral, com o tema Ressignificação do currículo, do tempo, do espaço e das relações escolares, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, com a presença da vice-governadora, Claudia Lelis e representantes dos 139 municípios do Estado, além de diretores e professores.
“O que nós estamos apresentando para a Educação do Tocantins tem a finalidade de permitir que a escola tenha significado para alunos e professores, e nós entendemos que essa importância só será possível a partir da Educação Integral e Humanizada com a ressignificação do currículo e fortalecimento de áreas do conhecimento hoje marginalizadas”, destacou o secretário da Seduc, Adão Oliveira.
Para a vice-governadora, discutir esse tema é fundamental para que o Governo do Estado possa fazer a revisão necessária no sistema que hoje é aplicado nas escolas. “Precisamos fazer com que a escola seja a extensão da casa do aluno, que ofereça ensino de qualidade, segurança, diversão e muito conhecimento. A mudança no sistema educacional só será possível com uma escola integral e humanizada, com o fortalecimento de áreas do conhecimento, com a valorização do profissional de educação”, destacou Claudia Lelis, que reforçou o compromisso do Governador Marcelo Miranda de fazer uma grande transformação no sistema educacional do Estado.
Unidos no mesmo objetivo estavam também o deputado estadual, Rocha Miranda, o reitor da universidade federal do Tocantins (UFT), Márcio Silveira, a secretaria de meio ambiente e recursos hídricos (Semarh), Meire Carreira e a secretária municipal de desenvolvimento urbano sustentável, Germana Pires que prestigiaram a abertura do evento.
Durante a abertura a orquestra sanfônica Amor Perfeito, da escola estadual Vila União, realizou uma apresentação cultural com música popular brasileira.
Mesas- redondas
A programação contará com mesas-redondas e oficinas com a participação dos professores Marcos Elias Moreira, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, de Cláudio Pires Viana, mestre pela Universidade Federal de Goiás. Os temas em discussão serão: Ressignificação Curricular e Pressuposto Teórico e Metodológico. (Secom-TO)