Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gestores e profissionais de vinte e dois Tribunais Eleitorais que compõem o Grupo de Trabalho JE Connect – solução tecnológica que agiliza o processo de apuração dos votos -  se reúnem a partir desta segunda feira (04/05), no Anexo I do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em Palmas,  das 9h às 19h, para discutir, apresentar e iniciar o desenvolvimento de melhorias à ferramenta, para as eleições de 2016.

Os técnicos se reunirão durante cinco dias (04 a 08/05) para a realização das tarefas. Já nos dois primeiros dias de encontro (4 e 5/5) haverá participação dos gestores dos Tribunais Eleitorais que utilizam o sistema.

De acordo com o Coordenador de Suporte e Infraestrutura do TRE-TO, Valdenir Borges Junior, o Grupo de Trabalho (GT) JE Connect tem a intenção de simplificar e padronizar a geração dos kits e integrar a solução aos sistemas eleitorais. “A ideia é criar ferramentas para que as atividades dos kits JE Connect possam ser geradas nos próprios Cartórios Eleitorais. Assim como são feitas as cargas em urnas hoje”, comentou.

Sobre o JE Connect

O sistema foi desenvolvido por técnicos em tecnologia da informação do  TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.

A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, os resultados das urnas podem ser apurados nos próprios locais de votação e enviados a partir de qualquer computador por meio de rede Virtual Private Network (VPN) – Rede Virtual Privada. Assim, há mais garantias de apuração e divulgação total dos votos.

Atualmente, 22 Regionais utilizam o JE Connect, são eles do Estado do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. (Ascom TRE)