Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O grupo JE Invest Participações e Investimentos anunciou ontem, 05 de maio, aplicação de recursos que se elevam a US$ 100 milhões (cerca de R$ 300 milhões) na instalação de um Shopping das Indústrias, no distrito de Luzimangues (Porto Nacional), situado na margem esquerda do lago da hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, próximo a Palmas. O grupo fez o anúncio e apresentação do projeto em um hotel em Brasília (DF) e depois à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que desde o ano passado trabalha para a implantação do condomínio industrial, após ter sido acionada pelos investidores para a viabilização da licença alfandegária, necessária em função da possibilidade de instalação de um porto seco  na Capital.

Pelo projeto, os empresários interessados em instalar-se dentro do Shopping Industrial terão pelo menos duas opções. Podem adquirir o espaço dentro do empreendimento e montar suas indústrias. Ou alugar as instalações (galpões) a serem disponibilizados pelo grupo investidor.

O grupo recebeu o apoio do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, que autorizou de imediato a licença para ocupação de 1 milhão de metros quadrados dos 11 milhões de metros quadrados adquiridos pelas empresas da JE Invest e Participações para a implantação do empreendimento. Contribuiu para a decisão dos empresários, a logística da região, beneficiada com o pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul e a hidrovia do Tocantins. Os empresários também demonstraram acreditar na movimentação econômica da região com a criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, projeto apresentado na tarde ontem pela ministra Kátia Abreu ao grupo. A Ministra disse ontem que está de prontidão para ajudar a viabilizar a industrialização do Estado.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Henneman, o condomínio vai gerar milhares de empregos direto e indiretos, além de atrair empresas âncoras, possibilitando uma guinada no parque industrial do Estado. Segundo ele, o Sebrae Tocantins irá viabilizar treinamento e capacitação técnica das pessoas que poderão ser aproveitadas nas indústrias a serem instaladas no Shopping.

Participaram da reunião de apresentação do projeto em um hotel ontem  em Brasília (DF) o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, Jorgen Leeuwestein  (Adido Econômico da Embaixada do Reino dos Países Baixos), Han Peters  (Embaixador do Reino dos Países Baixos), Mauro Augusto Ramos (Empresa Francesa JEInvest), Carlos Favoreto (Diretor da Empresa ECPRIO), Albert Van Bilderbeek (Conselheiro de Administração da Empresa Suíça DLM Maroc), Christophe Roupie (Empresa Francesa AXA Investment Managers), Herman de Leeuw (Empresa Holandesa DL Management), James Ellwood (Empresa Francesa JEInvest).