Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em apoio ao repórter cinematográfico Elciomar Lino, da TV Palmas/TVE, o deputado Olyntho Neto apresentará, na próxima sessão da Assembléia Legislativa, Moção de Apoio ao profissional, que teria sido agredido fisicamente por um segurança do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Olyntho demonstrou indignação quando recebeu a informação que, ao entrar pela recepção da Administração do HGP, orientado assim pela Assessoria de Comunicação do hospital, Elciomar teria sido barrado pelo segurança do local, que teria colocado a mão sobre a câmera do cinegrafista o agredindo verbalmente e com socos no braço, rosto e peito.

“Não podemos aceitar esse tipo de atitude com quem quer que seja. Elciomar estava no cumprimento do seu dever, devidamente autorizado e identificado, e trata-se de um profissional pioneiro no Estado, conhecido por todos nós”, disse Olyntho acrescentando que “mesmo desconhecendo as razões do segurança que estava de serviço naquele momento, e independente disso, somos um país onde a imprensa é livre e os profissionais devem ser tratados com respeito”.

Ao lamentar o fato, o deputado questiona o preparo e qualificação dos profissionais que atuam na área de segurança, seja em órgãos públicos ou privados. “Sei que a categoria não pode pagar pelos erros de um, mas é preciso verificar a qualificação para uma função como esta, de guardar, garantir segurança de locais e das pessoas que neles estão”, concluiu Olyntho.

A agressão à Elciomar Lino, que tem 53 anos de idade e 32 de profissão, foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia de Palmas e aconteceu na tarde desta terça-feira, 5, enquanto acontecia a Audiência Pública que discutiu a atual situação da Saúde no Tocantins, no plenário da Assembléia Legislativa.

Sesau 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) lamentou a agressão e informou a solicitação de afastamento do segurança à empresa responsável - empresa privada no HGP. 

Confira nota da Secretaria na íntegra

Secretaria de Estado da Saúde
Nota de Esclarecimento


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lamenta a agressão cometida por segurança de empresa privada no Hospital Geral de Palmas (HGP) contra equipe de reportagem da TVE Tocantins na tarde desta terça-feira, 5, e informa que já foi solicitado o afastamento do segurança à empresa responsável.

A Sesau ressalta que atitudes como essas não são aceitas e que o serviço existe dentro do hospital para oferecer mais segurança aos pacientes, visitantes, acompanhantes e funcionários, bem como para proteger o patrimônio material da unidade.

Palmas-TO, 6 de maio de 2015.