Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade que reside no entorno do Colégio Estadual São José, localizado na Quadra 1106 sul, em Palmas, terá neste sábado, 9, atendimento jurídico gratuito com os alunos do 7º período do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo. As pessoas interessadas na orientação poderão ir à unidade escolar das 8h às 12h e das 13h às 18h, levando documentos básicos de identificação e comprovante de residência.

Na ocasião, serão atendidos aqueles que não têm condições de custearem despesas jurídicas ou que desejam simples orientações sobre processos e procedimentos judiciais. A iniciativa é do Núcleo Itinerante da faculdade e contará com a presença de advogados responsáveis, que lecionam na faculdade.

Para o diretor do colégio, José Antônio Gama, essa parceria entre escola e faculdade é muito significativa. “É uma ação para os moradores que residem no entorno da unidade escolar e, que ao mesmo tempo, representa a presença da comunidade na escola. Sem a coletividade a gestão fica frágil e precisamos que todos os setores estejam envolvidos nesse processo de educação integral”, frisou.

Professora responsável pelo Núcleo de Projeto Jurídico itinerante da faculdade Serra do Carmo, a advogada Mayara Benício Galvão explicou que nos casos em que houverem conciliação serão agendadas novas datas para a efetivação do acordo no Núcleo de Projeto Jurídico da unidade de ensino superior. Nos casos em que necessitarem de encaminhamentos para o Ministério Público ou Defensoria Pública, os alunos Irão orientar os atendidos sobre os procedimentos. “Esta é uma forma de prática com os alunos do que eles estão aprendendo na faculdade e ao mesmo tempo de auxiliar a comunidade”, afirmou. (Ascom Seduc)