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Ciência & Tecnologia

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Investir na inovação pedagógica é a aposta da equipe do Colégio Estadual São José, que nesta quarta-feira, 20, realizou a primeira formação Robótica Educacional, preparando os professores para utilizarem as novas tecnologias.

Participaram da formação, professores, os coordenadores de áreas de conhecimento e contaram com a parceria da Secretaria da Educação e Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesse primeiro encontro, os participantes conheceram a plataforma Arduino e linguagens de programação.

O diretor José Antônio Gama explicou que a ideia é compartilhar esse conhecimento com os estudantes e provavelmente, no segundo semestre, os alunos terão aulas de iniciação à robótica. “Essa parceria que realizamos com a UFT vai nos proporcionar essas oportunidades de oferecer conhecimentos tecnológicos para os nossos alunos. Essa parceria também contempla materiais pedagógicos”, ressaltou José Antônio.

Erick Henrique Silva Goes, da gerência de Tecnologias e Mídias Educacionais, da Secretaria da Educação, participou da formação e falou sobre a sua importância. “Estamos promovendo uma introdução à linguagem da robótica educacional e posteriormente, esses professores devem compartilhar essas aprendizagens com os estudantes do ensino médio”, frisou.

Novas metodologias

A professora Maria Lília Pereira, que leciona as disciplinas eletivas e Língua Inglesa, contou que está fazendo a formação para se atualizar nas novas tecnologias educacionais. “Falamos para os nossos alunos que a robótica está entre as melhores profissões do futuro. Hoje, percebemos de forma crescente o quanto setores como o do agronegócio e da saúde estão utilizando a robótica. Nós como professores, precisamos aprender para compartilhar e para direcionar os estudantes para essas novas ferramentas”, explicou Maria Lília.

A professora tem duas filhas que estudam no ensino fundamental e já estão tendo aulas de iniciação à robótica. “Acho imprescindível que os alunos de escolas públicas também tenham essas oportunidades de conhecer os caminhos para se aprender robótica, como forma de despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa”, afirmou.

A professora Sil Helayne Pinho, que leciona Língua Portuguesa também estava participando da formação como forma de atualizar os conhecimentos. “Estamos em busca de novas metodologias educacionais para promover aulas mais dinâmicas com a inserção de jogos e de aplicativos de leituras”, comentou.