Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

No segundo dia da III Semana da Saúde, nessa quarta-feira (6), foram abordados os temas “Câncer de Boca: o que você precisa saber”, com o doutor em Ciências da Saúde, Luciano Alberto de Castro e a palestra “Riscos Cardiovasculares”, com a especialista em cardiologia, médica Érica Teixeira. O evento acontece desde terça-feira (5), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, das 14 às 18 horas e é transmitido para as 35 Zonas Eleitorais, por meio da intranet.

A médica Mary Carlos Freire, coordenadora de Assistência Médica e Social do TRE-TO, fez a abertura do evento, agradeceu a participação dos palestrantes e servidores e afirmou que as atividades fazem parte das etapas de prevenção de câncer de boca entre os servidores da Justiça Eleitoral. “Será feito agendamentos, quando todos serão avaliados para prevenção do câncer de boca. Esse é o primeiro passo para o início da prevenção.”

O primeiro palestrante da tarde, Luciano de Castro, que também é professor do curso de Medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT), destacou a falta de conhecimento existente sobre a doença no Brasil. Ele enfatizou sobre os principais fatores de riscos, como o alcoolismo e o tabagismo, dando dicas de prevenção ao câncer de boca. “Eu fico feliz em poder divulgar informação sobre saúde. Sempre é bom que a informação saia de dentro da universidade e que atinja a sociedade, pois é o público que mais precisa ouvir sobre saúde”.

Em seguida, a dentista Naira Pegoraro comentou sobre o tema abordado. “A palestra foi muito boa, pois alertou o servidor sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”. Ela ressaltou que no TRE não há nenhum caso de câncer de boca e que será feita avaliação com servidores da Justiça Eleitoral para a prevenção.

Na segunda parte do evento, os servidores tiveram a oportunidade de ouvir e esclarecer dúvidas sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, com a cardiologista Érica Teixeira, que discutiu sobre fatores de risco aos problemas cardiovasculares, como o colesterol, a hipertensão e o diabetes. A médica também sugeriu estratégias de prevenção e tratamento para controlara doença. “É muito importante adotar um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercício físico, não fumar e gerenciar o estresse,” falou.

Érica ressaltou ainda, a importância do autoconhecimento para a promoção da saúde, entre elas buscar conhecimento sobre necessidades calóricas, consultar os rótulos nutricionais dos alimentos, comer menos em mais vezes e evitar frituras.

A servidora Maria da Vitória Costa e Silva, lotada no Gabinete da Presidência, ressaltou a importância da iniciativa de adotar hábitos que melhorem a saúde e elogiou a importância da palestra promovida pela Comed. “Cuidar da saúde é uma responsabilidade que tem que partir da gente, mas com a Comed incentivando isso vai ser melhor. É muito importante ter sempre palestras dessa magnitude porque o servidor vai começar cada vez mais a cuidar de si”, declarou.

A III Semana da Saúde do TRE-TO termina hoje (7), com a palestra sobreSaúde Financeira, com o Analista do Banco Central, professor Vital Fagundes. O evento será realizado no auditório do Tribunal, a partir das 14 horas. (Ascom TRE)