Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Alves

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Naturatins atendem aos pequenos produtores rurais durante a 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que começou nesta terça-feira, 5, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Durante o evento os produtores rurais poderão tirar dúvidas, obter informações e realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento está sendo realizado em um stand montado pela Secretaria que ficará aberto durante toda programação da Feira, que acontecerá até sábado, 9.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado pelo Governo Federal, por mais um ano. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta segunda-feira, 4, durante coletiva de imprensa realizada em Brasília. O prazo terminaria nesta terça-feira, 5.

A adesão ao CAR é a primeira de uma série de etapas que todos os produtores rurais precisam seguir para se enquadrar nas regras do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), aprovado em 2012. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), se tornou obrigatório para todas as propriedades e posses rurais do país. “O Certificado do CAR é de extrema importância, pois possibilita a regularização ambiental, o acesso a financiamentos em instituições bancárias e coíbe o desmatamento ilegal”, afirma o diretor de regulação ambiental da Semarh, Rubens Brito.

Para a gerente de regulação ambiental da Semarh, Maria Amélia, “é muito importante que o proprietário rural cumpra o prazo do cadastramento do CAR, pois, aquele produtor rural que se adequar a nova Legislação Ambiental e cumprir o cadastramento dentro do prazo, estará livre de sofrer com as penalidades de infração e crime ambiental ocorridas até o ano de 2008, já os proprietários rurais que não realizarem o cadastro perderão esta oportunidade”, ressalta a gerente.

Pequenas propriedades rurais

O diretor de regulação ambiental, Rubens Brito, esclarece que as pequenas propriedades rurais são aquelas propriedades que tem até 320 ha, ou seja, de 0 a 4 módulos fiscais no Tocantins. “Esses produtores receberão do Governo do Estado consultoria e assistência técnica gratuita para a inscrição no CAR. A meta é cadastrar entre pequenos e grandes produtores do Tocantins, 80 mil propriedades rurais”, disse o diretor.

Cadastro

Além de tirar dúvidas, obter informações e realizar o cadastro do CAR durante a Agrotins, os proprietários rurais também poderão fazer o seu cadastro, por meio do endereço eletrônico http://www.sigcar.com.br/tocantins/.