Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foi divulgado na manhã deste sábado, dia 9, os resultados das ações realizadas pelas instituições que integraram o Espaço Transformação e Leite, da Agrotins 2015, durante entrevista coletiva que aconteceu no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O diretor-superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, informou que juntos, Sebrae, Faet/Senar, Sistema Fieto e Sistema Fecomércio, promoveram 108 cursos, somando 2.806 participantes e um total de 13.605 visitantes em todos as atividades disponíveis nos Espaços.

“A transformação se faz necessária em todo o Tocantins e, por isso, nossa atuação na Agrotins mostrou as possibilidades dessa transformação, seja do grão em óleo, da cana em etanol, de qualquer matéria prima em um produto com valor agregado”, pontuou Hennemann.

Segundo o superintendente, em 2015 a Agrotins é apenas uma das etapas do trabalho previsto, já que outras 32 feiras agropecuárias devem movimentar os negócios rurais nos próximos meses. “O Sebrae vai investir R$ 6,825 milhões neste tipo de evento. Nosso objetivo é transformar as exposições agropecuárias em exposições efetivamente de negócios”, afirmou.

Durante a coletiva, os parceiros avaliaram a atuação do Sistema S como um dos pontos fortes da Agrotins 2015. Pedro Ferreira, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, disse que a parceria foi inédita para a atuação na feira. “O Sebrae comemora essa parceria com as demais instituições do Sistema S porque juntos conseguimos realizar um trabalho ímpar e de forma coesa. Acreditamos que essa foi uma das maiores inovações para as quatro casas”, assegurou o presidente.

Para Vânia Divina Rodrigues, representante do presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires, as instituições podem contribuir mais com a industrialização do estado. “Temos condições de fazer um trabalho conjunto e plenas condições de conjugar esforços para transformar o Tocantins por meio da industrialização, aumentar a competitividade das empresas instaladas aqui e atrair novos negócios para gerar mais empregos”, ressaltou Rodrigues.

Espaço Transformação

O Espaço Transformação é um pavilhão que une parcerias estratégicas para trazer serviços ao homem do campo que vão desde a informações mais simples, como os produtos e serviços disponíveis pelas instituições parceiras, até o incentivo do empreendedorismo rural com foco na transformação que o agronegócio pode alcançar.

O Espaço disponibilizou, além das capacitações, atividades fixas como o simulador de precisão para plantação de eucalipto; Espaço Floresta (maquete de eucalípito);  Microusina de Etanol à base de batata doce; Microdestilaria de etanol; Startup Agra – Aplicativo de gerenciamento e tomada de decisão de colheita com foco na soja; Espaço Fazendinha –  sensibilização para crianças para demonstrar aspectos da vida no campo, contato com animais (mini vaca, pônei, coelhos, etc); Usina de Calcário a céu aberto; Unidade Móvel de Panificação; Unidade Móvel automotiva; Unidade Móvel Útero é Vida; Unidade Móvel Inclusão Digital; Unidade Móvel Cozinha Brasil e Unidade Móvel Bibliosesc.

Espaço Leite

Com foco na pecuária leiteira, o Espaço Leite ofereceu capacitações com transferência de conhecimentos sobre o aumento da produção de leite, melhoramento da nutrição animal, produção de queijos e doces de leite, além de sensibilização de crianças que foram envolvidas em um concurso de redação denominado "Bebo leite, tomo saúde".