Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Mais de 500 animais foram expostos nas mostras do Pavilhão da Pecuária na 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), considerada a maior feira do setor na Região Norte. Foram expostos ovinos, caprinos, gado de corte e de leite, equinos e muares. As atividades da feira serão encerradas neste sábado, dia 09, às 20 horas, com as tradicionais provas sequestres no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Ao longo dos cinco dias de evento foram expostos equinos, muares, ovinos e caprinos, mini bovinos, cavalos e éguas e produtos apícolas. “Este ano foram mais de 500 animais e atingimos todas as nossas expectativas com relação ao público, em todas as nossas atividades de treinamento contamos com mais de 30 participantes”, comemorou o Alan Oliveira, zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Para o expositor de ovinos e caprinos do estado do Piauí, Roberto Leal, participar da feira é sempre uma boa oportunidade para ficar mais conhecido no cenário nacional. “Sempre fecho ótimos negócios aqui e este não foi diferente, trouxe 97 animais e já vendi mais de 50, e ainda tem feira até o final da tarde”, comentou.

O expositor de gado de corte, Edielson da Silva, de Abreulândia, disse que a feira sempre gera bons negócios. “Este já é o 6º ano que participo da Agrotins, já tenho clientes cativos, fecho negócios praticamente todos os dias da feira. É muito bom participar da Agrotins”, elogiou.

Mostras

Uma das atrações da mostra foi os ovinos e caprinos para a comercialização. No pavilhão da pecuária foram expostos 300 animais de diversas raças de ovinos, como Santa Inês, Dorper e White Dorper e caprinos como Angus e Boer, consideradas as raças que são mais comercializadas por possuírem peso e carne de qualidade. As espécies são oriundas dos Estados da Bahia, Sergipe e Tocantins.

Gado

Na Agrotins também foram expostos os animais de corte e leite de alto padrão genético, produzido com métodos tecnológico de reprodução.  São animais reprodutores, cria e recria, corte e leite, produzidos nos métodos Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), Fertilização Invitro (FIV) e Transferência de Embrião (TE).

Equinos e Muares

Equinos e Muares também tiveram espaço com a exposição de  éguas e cavalos  das raças Manga Larga, Paint Horse, Quarto de Milha e Crioulo, além de muares da raça Pega.

Mini bovinos

De acordo com a gerente de Políticas para Pecuária da Seagro, Erika Jardim, 30 mini bovinos, resultado do cruzamento reduzido entre os menores animais do plantel tradicional foram expostos, e todos foram vendidos. Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, uma opção para o turismo rural.

Realização

A Agrotins Brasil 2015 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), e conta com diversos parceiros da iniciativa privada.