Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu, na última sexta-feira, 08, recomendação administrativa ao Secretário Estadual da Saúde, Samuel Bonilha, para que promova, imediatamente, todas as providências necessárias a fim de garantir a continuidade da realização das cirurgias eletivas dos pacientes cadastrados no Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG).

A recomendação foi necessária com base nas informações levantadas em inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça com o objetivo de apurar os motivos que levaram o hospital a suspender as cirurgias eletivas. A investigação identificou que há desabastecimento de medicamentos, insumos e anestesia, bem como que é insuficiente o número de profissionais de saúde. Tais problemas teriam acarretado o fechamento de 18 leitos de internação e oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no piso superior da unidade.

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes considera que a ausência de uma política de gerenciamento do Sistema Único de Saúde pode ser a grande responsável pela situação, já que o Governo poderia ter atendido toda a demanda reprimida adotando algumas medidas, como a realização de mutirões, contratando médicos temporariamente até que sejam empossados os aprovados no último concurso, alocando recursos próprios para a compra dos materiais necessários e até contratando serviços privados de saúde para os procedimentos.

Além de recomendar o imediato retorno das cirurgias eletivas, o documento solicita a apresentação de um cronograma para a efetiva realização das cirurgias eletiva pendentes. O Governo tem 15 dias para encaminhar resposta informando sobre o cumprimento da recomendação, sob pena de sofrer sanções extrajudiciais e judiciais.