Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Partido Verde voltou à estrada no final de semana passado. Desta vez com o movimento por uma Atitude de Cidadania, liderado pelo presidente Estadual do PV, Marcelo Lelis, percorreu 13 municípios da região do Bico do Papagaio trabalhando a organização do partido e filiando importantes lideranças "que têm a vontade real de mudar a forma de fazer política e propor à sociedade tocantinense um novo jeito de promover o desenvolvimento das cidades", segundo o partido. Dos 13 municípios visitados, em sete o PV tem pré-candidato a prefeito.

“Queremos reforçar o PV com pessoas que tenham uma proposta inovadora de fazer política, queremos promover a mudança também nos municípios. Essa é a intenção do PV, que começou no ano passado com o movimento por uma Alternativa de Mudança, percorrendo todo o Estado levando uma maneira nova de pensar o Tocantins. Agora queremos fazer isso também nos municípios com o movimento por uma Atitude de Cidadania”, definiu Lelis.

Nos quatro dias de jornada, 13 cidades foram visitadas. A comitiva do PV falou com a população, fez inúmeras filiações e reformulou as comissões provisórias do partido. “Essa reorganização das comissões provisórias foi feita já pensando no fortalecimento do partido nas eleições de 2016. Não tenho dúvida alguma que o PV será o partido que mais vai crescer no Tocantins nas próximas eleições”, pontua Lelis.

A comitiva do PV começou sua jornada na quarta-feira, 6, tendo Esperantina como a primeira cidade visitada pela comitiva do PV. Foram empossados os novos membros da Comissão Provisória, a qual tem como presidente o vereador e presidente da Câmara de Esperantina, Eronildo Pimentel.

No segundo dia, a comitiva do PV passou pela cidade de Araguatins. O evento contou com a presença da vice-governadora do Estado, Cláudia Lelis, e o presidente do PV de Palmas, vereador de Joaquim Maia. Em Araguatins o ex-vereador Jair Acácio se filiou ao PV com o compromisso de ser o pré-candidato do partido a prefeito da cidade nas próximas eleições. Outra liderança importante que se filiou ao PV foi Joel Cândido, três vezes vereador e ex-vice-prefeito no município. “O Partido Verde é um partido de ideias e práticas inovadoras. Venho para ser, se o povo permitir, o primeiro prefeito desse partido no município”, disse.

Ainda na quinta-feira, dia 7, pela manhã, foi empossada a nova Comissão de Buriti, que tem como presidente José Reinaldo Rodrigues. Já na parte da tarde, foi a vez de Lélis participar de uma solenidade na cidade de São Sebastião do Tocantins, cuja presidência do partido, Estácio Tavares Filho, e o PV terá como pré-candidata a prefeito na cidade, Hanari Santos.

O terceiro dia da caravana do PV começou por Axixá, onde foi empossado Ivaldo Pereira Lopes, mais conhecido como Castanheira, como presidente do partido na cidade. Na tarde de sexta-feira (8), já em São Miguel, Lelis fez o lançamento da pré-candidatura a prefeito do hoje vice-prefeito da cidade, Valdeci Pereira, o Valdo. Na cidade de Sítio Novo, Marcelo Lelis reconduziu ao cargo de presidente da Comissão Provisória o professor José Valnei Barros Monteiro. O ato também contou com a filiação da liderança jovem Irisfran Pereira de Souza, que pode concorrer à prefeitura no próximo ano. Na ocasião seis lideranças importantes da cidade se filiaram ao Partido Verde (PV). O vereador Paulo Ferreira (PV), o Paulão, o ex-prefeito Antônio Araújo e o presidente José Valnei enalteceram a postura do presidente do PV, Marcelo Lelis, em inovar e valorizar os líderes em visitas as bases partidárias. Em Itaguatins, cerca de 150 pessoas concentraram na residência do empresário Iramar Borges, onde ocorreu um grande evento de sua filiação no Partido Verde. A solenidade de filiação de Borges contou com a presença dos vereadores Francisco Nascimento (PMDB), Adonedes Queiroz (DEM), Claudenildo Alves (PP) e Francisco Nascimento (PDT), que preside o Legislativo Municipal, além de vereadores de cidades vizinhas. Por sua vez, Pastor Hélio, do PDT, Noé Magalhães, do PT, e Floriano Brito, do PMDB, saudaram a nova decisão política de Iramar, que garantiu fortalecer o PV e prepará-lo para disputar a prefeitura no próximo ano.

No último dia do Movimento por uma Atitude de Cidadania pelo Bico do Papagaio, a comitiva pevista passou pela cidade de Nazaré, momento em que foi empossada a nova Comissão Provisória do PV e também o lançamento da pré-candidatura da professora Elvira Chagas pelo partido. Na cidade de Cachoeirinha, a Câmara de Vereadores lotou para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do vereador Paulo Macedo (PV) que, por unanimidade, vai continuar à frente da sigla. O vereador Paulo Macedo disse estar se preparando para, no momento certo, o seu nome ser consenso para conquistar a prefeitura do município. Três vereadores de outras siglas, um ex-vice-prefeito e um ex-prefeito foram prestigiar o evento. Na cidade de São Bento, a presidência do partido ainda vai continuar, por enquanto, com o vereador Dacimar Cortez. Ficou acertada a confirmação de uma data para a filiação dos líderes políticos James Pereira e Paulo Anderson, que serão pré-candidatos do PV a prefeito no município. Lá, estuda-se a formação de uma frente política para a conquista do poder municipal. Já em Luzinópolis, na fazenda do empresário Cícero Labre, foi feita uma reunião com a participação de importantes líderes locais, ocasião em que o líder Márcio Nede assumiu a direção do PV. Em Santa Terezinha, o partido recebeu adesões importantes. Aclamado para dirigir o PV no município, João Luiz Carneiro, conhecido como Sargento Carneiro, prometeu devolver a cidadania ao povo de Santa Terezinha. No encontro, Marcelo Lelis anunciou as pré-candidaturas a prefeito de João Luiz Carneiro, Odinéia Nogueira e Orionaldo de Souza.

Para Lelis, o resultado dessa primeira etapa do Movimento por uma Atitude de Cidadania foi extremamente positivo. “O PV foi muito bem recebido em todas as cidades pelas quais passou. Reforçamos o partido e estamos cada dia mais convictos da importância do PV para o desenvolvimento do Tocantins. Estamos montando um time com pessoas que querem promover uma mudança de verdade nas nossas cidades, pensando sempre no melhor para nossa população”, declarou Lelis. A próxima etapa do Movimento acontece em 15 dias.