Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), Jacques Silva, divulga nesta terça-feira, dia 12, o relatório de uma sindicância interna realizada desde janeiro deste ano sobre a aplicação dos recursos do Fundo Previdenciário do Estado nos últimos quatro anos.

Na ocasião, ele deve repassar ao procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale, cópia do relatório e dos documentos levantados pela sindicância para que sejam tomadas as providências legais cabíveis.

O rombo estimado no instituto ultrapassa os R$ 230 milhões segundo o divulgado até o momento. Várias entidades sindicais de servidores públicos já se manifestaram a favor da apuração dos supostos desvios na entidade e chegaram a ir à Brasília para tratar do assunto.  Na Assembleia Legislativa já foi apresentada um pedido de audiência pública para discutir os problemas do instituto. Há pelo menos dois anos o Igeprev tem sido uma das maiores preocupações dos servidores desde que o Ministério da Previdência constatou prejuízo com aplicações feitas na gestão passada. 

Desde que assumiu, a atual gestão tomou algumas previdências como a reestruturação do conselho e da política de investimentos do órgão para que as aplicações sejam feitas apenas em bancos oficiais, por exemplo.