Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Lima Palacinho Palacinho
  • Memorial Coluna Prestes

Com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros e comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a Semana Nacional dos Museus. No Tocantins a programação dos museus estaduais é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com atividades de 18 a 22 de maio no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Prestes.

De acordo com a museóloga da Secult, Liliane Bispo, a Semana Nacional de Museus é realizada anualmente desde 2003, e tem o seu tema determinado pelo Conselho Internacional dos Museus. “Esse ano temos o tema: Museus para uma sociedade sustentável. Preparamos uma programação muito abrangente, para diversos públicos, com diversas atividades acontecendo simultaneamente tanto no Palacinho, quanto no Memorial Coluna Prestes”, explicou.

Ainda conforme a museóloga, mais de 500 estudantes da rede pública estadual e municipal de Palmas devem percorrer as unidades museológicas com visitas guiadas. “Fizemos uma ampla mobilização e estaremos oferecendo transporte para alunos de algumas escolas de diversas localidades de Palmas”, concluiu.

O secretário estadual da Cultura, Melck Aquino, informa que recebeu determinação do governador Marcelo Miranda para desencadear nessa semana dos museus um trabalho que repense a expografia do Palacinho. “Hoje o Palacinho tem uma expografia pouco funcional e uma vitrine temática excludente e personificada. Com a anuência do Governador, vamos desencadear um trabalho de recuperação de documentos históricos, fotografias e outros registros que possam também destacar o papel dos estudantes que criaram a Cenog - Casa do Estudante do Norte Goiano, da Conorte - Comissão de Estudos dos Problemas do Norte, e também de toda a bancada estadual de Goiás com base no norte que teve papel determinante para que a Assembleia Legislativa daquele estado também aprovasse a divisão, o que possibilitou a criação do Tocantins”, ressalta o secretário Melck Aquino. O titular da Pasta da Cultura dia acreditar que, se tudo correr bem, até o aniversário de 27 anos do Tocantins, o Palacinho terá uma outra configuração.

A programação é aberta a comunidade em geral e busca uma interatividade entre os aparelhos culturais do Estado. A Biblioteca do Autor Tocantinense, também integra as atividades onde os autores Irma Galhardo e Junio Batista, participaram de um chá literário.

Segundo o Ibram 1.387 instituições, em diversas localidades do país estão participando da Semana Nacional dos Museus, e juntas somam 4.570 atividades inscritas.