Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antonio Hennemann, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 18, com os dirigentes do Comitê Intertribal Indígena, Carlos e Marcos Terena, em Brasília, para apresentar o projeto da Feira Mundial de Artesanato Indígena. Intitulada de Planeta Indígena, a feira será realizada pelo Sebrae Tocantins durante os Jogos Internacionais Indígenas, que acontece em Palmas, em outubro deste ano. Também participaram da reunião o representante do Programa das Nações Unidas (Pnud) do Ministério dos Esportes, Roger Campos.

O projeto elaborado pelo Sebrae prevê uma leitura com as características dos povos indígenas do Tocantins, com 2,5 mil metros quadrados de área. A área terá 48 estandes de comercialização de artesanatos para atender os diversos povos indígenas que participarão dos jogos, espaços para apresentações culturais indígenas, ambiente kids e de convívio social.

O projeto impressionou os representantes do Comitê Indígena e do Ministério. “O projeto é surpreendente. Ficou muito bonito todo o ambiente, que faz a integração completa com os costumes e a arte indígena”, afirmou o diretor do Comitê Intertribal Indígena, Carlos Terena.

“Fiquei impressionado com a beleza do ambiente criado pelo Sebrae e a funcionalidade do atendimento ao público”, comentou Roger Santos do Ministério dos Esportes, instituição que será responsável pela infraestrutura do evento.

“O Sebrae quer transformar a Feira num grande Shopping Mundial de Artesanato Indígena, com todo o suporte técnico e de infraestrutura para os mais de 40 povos indígenas que vão participar dos Jogos”, comentou Omar Antonio Hennemann.

A apresentação oficial do projeto dos Jogos Mundiais Indígenas e da Feira Internacional de Artesanato Indígena para autoridades do Brasil e do Mundo será feita pelo Comitê Intertribal Indígena no dia 23 de junho, em Brasília.