Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O lixo em Guaraí do Tocantins estaria sendo condicionado de maneira irregular, de acordo com imagens e relato de moradores. Um morador que prefere não se identificar, encaminhou ao Conexão Tocantins imagens mostrando a situação do descarte de resíduos no município e reclamando que a empresa responsável pela limpeza urbana na cidade está realizando seus serviços irregularmente expondo os funcionários ao perigo por não oferecer condições mínimas em equipamentos de segurança. O lixão do município ainda é a céu aberto e fica a 5 km da cidade. 

"Pela lei do lixo só pode ser jogado em aterro sanitário registrado, assim como com condições e forma apropriada para receber esses resíduos. O que não está acontecendo. Os funcionários tomam conta do que seria o aterro em condições degradantes, obrigados a trabalhar sem equipamentos necessários", afirmou.

Alguns moradores juntaram-se e com aproximadamente uma semana denunciaram a situação ao Instituto Natureza do Tocantins (Natuatins), e ao Ministério Público do Estado mais, segundo disse um dos moradores, os órgãos inda não deram nenhuma posição. "Ainda não tivemos respostas". Os moradores também já procuraram a gestão da Prefeitura de Guaraí. "Já estivemos com o prefeito de Guaraí (Francisco Júlio) reclamando da situação mas ele diz que está sendo feito de forma normal e que é assim mesmo", afirmou um dos moradores. 

Segundo relatos dos moradores, o lixo de Guaraí é descartado em três etapas sendo que uma parte é aterrada em valas, outra parte é incinerada e outras deixada a céu aberto como é o caso dos pneus mostrados em imagem. " Pode estar transmitindo até dengue com aquele tanto de pneus", afirmou um morador. 

Naturatins 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatin) informou ao Conexão Tocantins que a denúncia em questão foi realizada via Linha Verde (0800 63 1155) na última sexta-feira, 15 de maio, às 09:34, sob o número 184/2015. De acordo com o órgão, uma equipe do Naturatins deve se encaminhar ao local nessa terça-feira, 19, para averiguar o que foi relatado pelo denunciante para, posteriormente, sendo constatado crime ambiental, tomar as medidas cabíveis.

MPE

O Ministério Público Estadual (MPE) informou ao Conexão Tocantins que, na última sexta-feira, dia 15, foi apresentada denúncia à 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí referente ao não cumprimento dos termos contratuais por parte da empresa Barraria Construções, Limpeza e Locação, que presta serviços referentes ao recolhimento e destinação de resíduos sólidos no município de Guaraí.

Segundo o MPE, diante da denúncia, a 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí instaurou Notícia de Fato para apurar a possível irregularidade e requisitou as informações pertinentes à prefeitura. O MPE ainda informou que já existe Ação Civil Pública, ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí, referente à não existência de aterro sanitário no município de Guaraí. Na apuração da Notícia de Fato, será averiguado se existe relação entre os dois procedimentos.

Prefeitura 

O engenheiro ambiental pela Prefeitura de Guaraí, Wanthonny Bosso, posicionou ao Conexão Tocantins que foi solicitado a empresa responsável, parecer mostrando a situação atual do lixão, pois, segundo a empresa informou para o engenheiro, o lixão mostrado na imagem já não encontra-se a céu aberto, uma vez que, já estava sendo realocado para dentro de valas. Segundo o engenheiro, a gestão de Guaraí está providenciando a regularização do lixão no município. Ainda de acordo com Wanthonny , a Prefeitura estuda montar um consórcio com os municípios de Tabocão, Colmeia e Kennedy para depósito de lixo em um local só. "Estamos começando agora. Nós estamos lutando para que a coisa comece a andar", afirmou.

Wanthonny Bosso ainda informou que os pneus mostrados em imagem são recolhidos por uma associação de reciclagem. De acordo com ele, os pneus são frequentemente recolhidos. (Imagem atualizada às 17h08min)