Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Prefeito Carlos Amastha arrancou a placa original e substituiu pela da foto Prefeito Carlos Amastha arrancou a placa original e substituiu pela da foto
  • Placa original da inauguração do parque foi arrancada pelo atual prefeito

A retirada da placa original da inauguração do Parque Cesamar é alvo de polêmica e pode acabar na justiça. O parque foi inaugurado há quase 20 anos e agora foi revitalizado pelo prefeito Carlos Amastha (PSB) que entregou o espaço à população devidamente reformado esta semana e colocou outra placa de inauguração. O parque foi inaugurado no dia 18 de março de 1988.

O ex-deputado Marcelo Lelis (PV), filho do arquiteto que construiu o parque, Airton Lelis, questionou o assunto nas redes sociais e disse ao Conexão Tocantins na manhã desta quinta-feira, 21, que vai entrar na justiça para que a placa seja recolocada no local. “Vou entrar judicialmente para que a placa seja recolocada. Em Brasília os principais marcos estão lá, porque com o Parque Cesamar que é um marco para a história de Palmas é diferente? Você não pode chegar e arrancar a placa que registra um momento importante da história de Palmas”, disse.

Lelis parabenizou Amastha pela revitalização do parque. “O prefeito esta de parabéns pela revitalização, estou feliz com o novo parque, ele só não pode menosprezar e arrancar a história. Meu questionamento é em razão da preservação da história e nesse quesito as picuinhas políticas devem ser colocadas de lado”, disse.

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) também utilizou sua rede social para falar da inauguração do Cesamar. “Hoje 18 de março de 1998, comemorando o dia da Autonomia, no 189º ano da Comarca de São João da Palma, o Governador Siqueira Campos entregou este Parque as crianças, aos jovens, aos homens e mulheres de Palmas e do mundo. Aqui, a convivência e o relacionamento serão conduzidos num clima de amizade e respeito mútuo, de forma consistente na rotina de nossas vidas, eliminando as diferenças sociais e os preconceitos na busca de progresso, qualidade de vida e paz espiritual. Neste belo e abençoado recanto continuaremos a sonhar, com confiança no futuro, sustentando os ideais de Joaquim Theotônio Segurado e dos que participaram da Saga da Autonomia”, diz o post do deputado. Na rede social vários moradores da capital opinaram sobre o assunto e se posicionaram a favor da manutenção da placa no local como registro histórico da capital.

Numa postagem, com a foto da nova placa, Eduardo chegou a questionar: "Agora falta a placa original é verdadeira que esclarece quem fez a obra, de onde eram os recursos e quem a entregou a população", disse. O deputado chegou ainda a comentar: "Eu também adoro a história e não criaria polêmica por uma placa, mas retirar a original e mudar a autoria da entrega não fere a mim, mas apenas a verdade dos fatos", disse.

O Conexão Tocantins pediu informações à prefeitura sobre a retirada da placa e aguarda retorno.