Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Tocantins vai realizar, na tarde desta quinta-feira, dia 21, às 14h, uma audiência pública para debater a proposta que pode criar o cargo e a carreira de contador público na Administração Pública. Sugerido pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Osires Damaso (DEM), a iniciativa visa à padronização dos procedimentos, criar uma reserva de mercado para os contabilistas na esfera estadual e favorecer a fiscalização e o controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas contas públicas.

“A criação do cargo e da carreira de contador público gera ganhos não só para os contadores, mas para toda a sociedade, pois significa um avanço para o serviço público que o trabalho seja desempenhado por um profissional competente e especializado na área”, justifica Damaso. “É uma forma de valorização da categoria, a fim de que a função possa ser exercida com instrumentos adequados para a tomada de decisão na gestão do patrimônio público”, conclui.

Foram convidados para a audiência representantes do TCE, secretarias da Administração, Fazenda e Planejamento, Controladoria-Geral do Estado e da União, Conselhos Regional e Federal de Contabilidade e sindicatos das empresas de serviços contábeis e dos contabilistas do Tocantins.