Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Júnior

Integrando a programação da 13ª Semana Nacional dos Museus, a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) realizou nesta quinta-feira, 21, um Chá Literário com o autor tocantinense Junior Batista. Durante o encontro, que ocorreu no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), o autor, que é professor e pesquisador, falou sobre o seu livro: Palmas, sua trajetória e conquistas.

Segundo Junior Batista, desde que chegou a Palmas, ainda em 1990, teve vontade de escrever sobre a história da capital e também sobre o estado do Tocantins e hoje tem quatro livros publicados envolvendo as questões sociais, históricas e geográficas do Estado.

Para o autor, o Chá Literário dentro da Semana Nacional dos Museus é uma oportunidade de mostrar parte da história de Palmas e também contribuir para a formação cidadã dos estudantes da capital. “Nós percebemos com o contato direto com os estudantes um olhar diferenciado, eles ficam encantados quando escutam os detalhes da criação de Palmas, o porquê da escolha do nome da cidade, da data de criação, tudo isso cria identificação e contribui para a formação cidadã deles”, declarou Junior Batista.

O aluno da Escola Estadual Dom Alano, Ricardo Vieira, afirmou que mesmo residindo desde os quatro anos de idade em Palmas não conhecia a origem do nome da capital. “Aqui no Chá, num curto tempo eu consegui conhecer e entender sobre o nascimento de Palmas, muitos detalhes, até mesmo antes da criação”, concluiu.

A bibliotecária da Secult, Alessandra Batista, ressaltou a importância da conversa entre os autores e os alunos dentro da programação da Semana Nacional dos Museus. “Não é possível separar a história, a memória de um povo da literatura; ela é fundamental nesse registro histórico”, afirmou.

Após a roda de conversa, os alunos participaram de uma vista guiada no Palacinho. Na tarde desta quinta-feira a autora Irma Galhardo também mediará uma conversa com alunos da rede pública no Palacinho.

Balaio Cultural

A partir das 18 horas desta quinta-feira, 21, a programação da 13ª Semana Nacional dos Museus trás o Balaio Cultural no Museu Coluna Prestes. A atividade contará com um Sarau Literário mediado pela Academia Tocantinense de Letras e também diversas atrações musicais onde se apresentarão a Orquestra Sinfônica, o Canto Coral do Colégio Militar e os cantores Micael Heller, Dorivã e Toninho Borges.