O governador Marcelo Miranda retornou nesta última quinta-feira, 21, de Brasília, trazendo diversos benefícios para a segurança pública, concedidos pelo Ministério da Justiça (MJ). O ministro José Eduardo Cardoso afirmou que fará de tudo para atender ao Tocantins. "Sentimos do governador e de sua equipe não só vontade de superar os problemas, mas competência e determinação", afirmou.
O Ministério cederá um Centro de Comando Móvel para ampliar a segurança durante os Jogos Mundiais Indígenas. A previsão é que, posteriormente, seja instalado um Centro de Comando e Controle, que integra as forças de segurança, e fará o monitoramento das ocorrências criminais em tempo real.
Em contrapartida, o Estado se comprometeu a ceder contingente policial para auxiliar a Força Nacional no esquema de segurança planejado para as Olimpíadas de 2016. Os policiais receberão treinamento e atuarão na equipe durante cerca de um mês com remuneração especial custeada pela Força Nacional.
O ministro José Eduardo Cardoso garantiu que buscará alternativas para incluir o Tocantins em diversos programas de segurança pública que já estão em andamento no Ministério da Justiça.