Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De 25 a 31 de maio, as salas do CineSesc no Tocantins terão uma programação especial: a mostra Semanão do Cinema. A proposta é exibir um filme por dia até o fim do mês, sempre com entrada gratuita. Serão cinco filmes de diferentes países: Espanha, Canadá, Irã, França e Bélgica.

Outra novidade desta programação é o horário de exibição noturna. As sessões de Palmas e Gurupi acontecerão às 19h. As vespertinas continuam às 16h, na sexta, sábado e domingo.

A mostra começa com a obra “O Espírito da Colmeia”, do diretor Víctor Erice. Com classificação etária livre, o filme é um dos mais premiados longas-metragens espanhóis. Sob os gêneros Drama e Fantasia, a história trata da inocência de duas meninas que ficam obcecadas com a história do filme Frankenstein. O suposto e breve desaparecimento de uma delas, agravava a obsessão da outra com o monstro. Tudo recheado de símbolos e com uma linguagem limpa e simples, através de uma fotografia das mais belas. O filme será exibido nos dias 25 e 29 de maio, às 19h.

Na terça-feira, o clima de romance vai dominar as salas do CineSesc. O filme “Românticos Anônimos”, do diretor Jean-Pierre Améris é uma produção franco-belga de 2010. Leve e divertido, o longa conta a história de um casal unido pelo chocolate. Mas, o sentimento terá que superar uma prova difícil: ambos dividem uma timidez patológica que quase lhes impossibilita relações com outras pessoas. Para viver essa história, eles terão que passar pelas situações mais inusitadas na tentativa de lidar com suas emoções descontroladas. A classificação indicativa é de 10 anos e o filme será exibido no dia 26 de maio, às 19h, com reprise no sábado, dia 30, às 16h.

Do romance, para o drama. “A Separação” é um dos filmes mais premiados em seu ano de lançamento (2011) e a primeira produção cinematográfica iraniana a ganhar um Oscar. Após se divorciar da esposa Simin, Nader é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso. Indicado para maiores de 12 anos, o filme será exibido nos dias 27 e 30 de maio, às 19h.

Ainda no clima de drama, mas agora uma mescla de música, paixão surreal e destino. A história “Esses amores”, de Claude Lelouch, se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial, quando Ilva (Audrey Dana) precisa responder sobre sua ligação com o regime nazista e é salva por dois soldados americanos, um branco e um negro. Ilva se apaixona por ambos, simultaneamente. Sua incapacidade de escolher apenas um faz com que os até então amigos iniciem uma disputa particular. Também com classificação indicativa de 12 anos, o filme estará em cartaz nos dias 28/05, às 19h, e 31/05 às 16h.

Para finalizar a mostra, o filme canadense Incêndios, do diretor Denis Villeneuve. O drama é indicado para maiores de 14 anos e será exibido nos dias 29/05, às 16h, e 31/05 às 19h. Na sinopse, a história dos gêmeos Simon e Jeanne que descobrem, na leitura do testamento de sua mãe, que têm um irmão e que seu pai está vivo. Dentre muitos pedidos, o último e mais importante vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes. Simon fica com raiva e resiste, mas Jeanne se sente no dever de respeitar o desejo de sua mãe.

Todos as exibições são gratuitas e acontecem nas salas do CineSesc Tocantins, em Palmas e Gurupi. Os interessados devem ficar atentos à classificação indicativa e aos horários e datas de cada filme. Veja o resumo do cronograma no link: http://www.sescto.com.br/home/agenda-1440390160-semanao-do-cinema