Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) está com um novo espaço para abrigar as 17 araras que vivem no local. O recinto, construído pela empresa Eco Brasil Floresta, foi entregue semana passada e será fundamental para o trabalho que vem sendo desenvolvido.

O abrigo contém 30m² e foi construído em menos de dez dias pela empresa, obedecendo as normativas do Ibama. “O recinto significa mais qualidade de vida para as aves e isso é fundamental para a recuperação delas”, afirma a médica veterinária do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Grasiela Pacheco. Segundo ela, o espaço oferece mais segurança. “Temos araras que ainda não voam, mas temos agora um local que vai permitir o desenvolvimento correto”.

Grasiela explica que a maioria das aves são recolhidas por meio de denúncias anônimas ou quando o serviço é solicitado por meio da Linha Verde do Naturatins.“São diversas situações e sempre atendemos para garantir a integridade as araras”, explica.

O Cetas fica localizado em Araguaína, sendo administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins. Atualmente o Centro é a principal referência de trabalho no Estado nos cuidados com os animais silvestres e o único lugar do Estado autorizado a recebê-los. 

Ação

A entrada dos animais no centro está diretamente relacionada às atividades dos órgãos ambientais na eficiência da fiscalização, combate ao tráfico e criação ilegal, além do recebimento de animais entregues por particulares, resgate de animais desorientados em ambientes urbanos, que é acentuado na época das queimadas, assim como vítimas de atropelamentos.

O centro conta atualmente com cerca de 110 animais internados. Depois da recuperação os animais que não retornam para a natureza são encaminhados para criadouros conservacionistas de todo o País.