Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação 20 araras Canindé, passaram por readaptação e foram devolvidas à natureza 20 araras Canindé, passaram por readaptação e foram devolvidas à natureza

O Instituto Natureza do Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), realizou nesta última quarta-feira, 17, a soltura de 20 araras Canindé (Ara-arauna) em uma zona rural de Palmas. Este é o primeiro lote de psitacídeos soltos pelo Cefau. As aves são da região de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Barrolândia, além Gurupi e são resultado de fiscalização que qualificou como tráfico de animais. Também existem casos de entrega voluntária.

De acordo com a veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, a soltura aconteceu após um período de reabilitação das aves. As araras foram soltas em uma área preservada, de um dos parceiros voluntários do órgão “A soltura ocorreu perto da Serra de Lajeado, em um local onde ficaram por uma fase de aclimatação e estão protegidas”, salientou.

Por volta das 6 horas da manhã, os técnicos do setor da Fauna, estavam no local de soltura, que há algum tempo foi usado como recinto pré-soltura das aves. No lugar, foi adaptada uma carreta usada para transporte de bovinos. Na hora da soltura, as grades foram abertas para que as mesmas pudessem sair. A veterinária explicou que começou uma movimentação das araras, que já estavam acostumadas com a liberdade.

“Estas aves da região, já visitavam as araras do Cefau que estavam em processo de readaptação. A partir dessa movimentação as araras começaram a sair do recinto e voaram para a natureza, local de onde nunca deveriam ter sido retiradas”, frisou.

Segundo a supervisora a reabilitação das araras não termina na hora da soltura, mas continua porque o animal vai demorar a se reabilitar ao meio ambiente. A ave precisa de tempo para definir qual o espaço vai utilizar. Por essa razão precisamos muito do apoio da população.

“As pessoas precisam entender que não podem prender, nem alimentar a ave e nem fazer nenhuma tentativa de domesticar o bicho. E sim telefonar para o Naturatins, quando os técnicos da Fauna irão resgatar o animal, caso a ave esteja vulnerável”, alertou.

Do ponto de vista da veterinária, a soltura das aves, aconteceu em uma época apropriada. “Estamos num período de fartura na natureza, a presença de frutos como o caju, pequi e outros. Além de ter chegado o período de chuvas, com isso há menos risco de queimadas”, considerou.

Cefau

No Centro de Fauna as araras passaram por triagem, receberam alimentação adequada, foram coletados sangue e material genético que foram enviados para um laboratório em São Paulo, foi feita a sexagem. O Cefau contou com parcerias importantes na realização desta ação, a exemplo da Reserva Conservacionista Piracema, que patrocinou a sexagem das aves e disponibilizou a carreta usada como recinto na pré-soltura.

Outro parceiro de relevância foi a empresa Endêmica Ambiental, que patrocinou as anilhas, tipo de anel que contêm o nome do Naturatins e o tetefone do Cefau. Com essas informações será possível realizar o monitoramento dessas aves.

Grasiela Pacheco relatou que a soltura das araras em área rural próxima de Palmas, foi programada. Ela destacou que com o anilhamento será possível saber qual é a região que elas serão vistas voando, a quantos quilômetros do local da soltura e se a ave será predada por algum animal doméstico. Dados que vão enriquecer o banco de dados do Cefau, considerando que o Naturatins faz também faz soltura de outras aves.