Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Centro de Triagem de Animais (Cetas) realizou no decorrer da semana, a soltura branda de nove araras, duas pombas e três jabutis em locais estratégicos no Estado, que compõem a agenda de propriedades parceiras, apoiadoras desse projeto, com incentivos firmados por meio de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.

A médica veterinária e supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, esclarece que essas são as nove primeiras araras a serem devolvidas à natureza, de 35 filhotões recebidos pelo Naturatins, entre os meses de setembro a dezembro do ano passado. “Essas araras são os filhotões crescidos e reabilitados para retornarem a natureza, resultadas de entregas voluntárias e apreensões, no período de procriação de 2015.  Os demais, ainda estão em estágio de desenvolvimento e sendo preparados para esse momento de soltura”, esclareceu a médica.

As duas pombas asa branca, deixadas aos cuidados do Instituto pelo Batalhão da Polícia Ambiental de Miracema, também são resultado de entrega voluntária, após uma moradora ter encontrados os filhotes, que haviam caído do ninho.

A policial Militar Ambiental e administradora do Cetas, Caroline Duks, falou da soltura dos 3 jabutis que acompanharam outro grupo que já estão reintroduzidos na natureza. “O volume de chegada dessa espécie é muito grande, porém são uns dos primeiros a se reabilitarem. Quando chegam no Centro de Triagem, a primeira providência é verificar a sua condição nutricional, caso não haja problemas é realizada a vermefugação e cerca de 10 dias depois é realizada a soltura”, explicou a policial.

Morte repentina

Os riscos de morte para animais silvestres se tornam maiores devido a alimentação indevida, afogamentos que frequentemente ocorrem com as tentativas de dar água às aves, com a contaminação de ambientes domésticos ou da natureza, bem como com o abrigo ou soltura de animais, que por natureza, carregam seus tipos de bactérias, vírus ou doenças próprio de sua espécie sem uma supervisão médica. Assim, antes da soltura, devem ser avaliados e diagnosticados para manutenção e controle tanto da saúde ambiental como da social, além de permitir a distribuição equilibradas das espécies no ecossistema.

Entrega Voluntária

A orientação do Naturatins é que não haja quaisquer tentativas de alimentar, reidratar, abrigar, cuidar ou simplesmente soltar na natureza qualquer espécie de animal, mesmo que aparentemente sadio. Sem qualquer prejuízo ou pena ao voluntário, basta entrar em contato com a equipe do Naturatins ou da Polícia Militar Ambiental mais próxima e solicitar a captura do animal.

O Naturatins recebe apenas animais silvestres (espécies que compõem a fauna brasileira), para isso basta acionar o Instituto por meio da Linha Verde no 0800 63 1155. Já os animais exóticos (espécie que não fazem parte da fauna brasileira) e domésticos, o guardião temporário deve buscar auxílio, por meio da Central 153.

Capacitação da equipe

A médica veterinária e supervisora de Fauna, Grasiela Pacheco e a bióloga Luciana da Costa Silva, ambas do Naturatins, em companhia da policial Militar Ambiental e administradora do Cetas, Caroline Duks, participam neste fim de semana, 14 e 15 de maio, do III Simpósio GEAS-USP – Translocação e reintrodução de fauna, que acontece no Anfiteatro Altino Augusto de Azevedo Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O evento realizado sob orientação da professora Dra. Eliana Matushima, conta com a exposição de mestres e doutores em veterinária, especialistas em assuntos voltados para fauna. A participação da equipe técnica do Tocantins tem o objetivo de ampliar e manter atualizado os conhecimentos acadêmicos científicos, aplicados na prática de suas rotinas profissionais, em benefício da proteção e conservação da fauna e do meio ambiente do Estado.