Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em reunião conjunta realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe) na manhã desta terça-feira, dia 26, as entidades classistas representativas dos servidores públicos estaduais rechaçaram a proposta apresentada pelo Governo do Estado para pagamento da data-base. As entidades fizeram um ofício endereçado ao governador Marcelo Miranda no qual comunicam oficialmente a rejeição da proposta de parcelar o índice de 8.3407%, em 03 parcelas, sendo somente 1% em 2015 e o restante, em 2016, em duas parcelas que seriam incluídas nas folhas de janeiro e maio.

Após a reunião, as entidades seguiram para o Palácio Araguaia na tentativa de encontrar com o governador Marcelo Miranda para discutir o pagamento da data-base, já que o secretário da Administração, Geferson Barros, sinalizou um fechamento na negociação ao dizer que a proposta apresentada no último dia 25 é inflexível. “Infelizmente, é a única proposta que podemos fazer”, afirmou Geferson aos sindicalistas.

No ofício, as entidades comunicam todas as deliberações da reunião conjunta desta terça-feira. Além de não aceitar o parcelamento, as entidades solicitaram que a data-base seja cumprida em parcela única. “Solicitam, a Vossa Excelência, o cumprimento da data-base, em parcela única na folha de pagamento do mês de maio do corrente ano, obedecendo-se os termos da legislação em vigor e aplicando-se o índice de 8.3407% referente ao INPC apurado nos últimos 12 meses”, ressalta o ofício.

As entidades também solicitaram que a negociação do pagamento das progressões seja feita de forma separada da data-base, tendo em vista as especificidades de cada categoria. Outra solicitação foi uma reunião com o governador, em caráter de urgência, para tratar do assunto.

No Palácio Araguaia, após esperar, sem sucesso, para serem recebidos pelo governador, os presidentes dos Sindicatos e Associações dos Militares foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres. Télio recebeu o ofício e afirmou que irá atuar junto ao governador para o agendamento da reunião sobre o pagamento da data-base para os próximos dias.

Entidades presentes, segundo o Sisepe

Participaram da reunião desta terça: NCST-TO, Sisepe/TO, Sintras/TO, Sindare, Sinpef, Sindepol, Sindifiscal, Seet, Sicideto, Sintedit, Sindefesa, Aometo, Asmir, Asspmeto, Apra/TO, Aspra/TO.