Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Camila Mitye

Foto: Camila Mitye

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ricardo Fava, recebeu na tarde de segunda-feira, 25, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. O gestor esteve no órgão acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Raimundo Wagner Aguiar.

No encontro, o presidente do Naturatins assinou licença autorizando a implantação do aterro sanitário de Gurupi, situado a aproximadamente 9 km do município. A estrutura do empreendimento e o aterramento de resíduos sólidos, evitando a proliferação de vetores, riscos à saúde pública e degradação ambiental obedecem à Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aterros

A NBR 8.419 (Norma Brasileira), que fixa as condições mínimas para apresentação de aterros sanitários, define o empreendimento como a técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo sem causar danos à saúde pública e à sua segurança, minimizando impactos ambientais. O método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos em menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, evitando assim que exalem maus odores.

--