Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 25 a 29 de maio, das 9 às 19 horas, no hall do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins o público poderá prestigiar simultaneamente três exposições de arte, que compõe as programações da 11ª Semana Cultural do TRE-TO. A Exposição de Arte Imaginarte – “Você é o Artista”-; Exposições de Fotografias Belezas do Tocantins, promovida pelos servidores do TRE-TO, bem como a exposição “Ecletismo na Arte”, do artista plástico Joel de Assis, todas com entrada franca.

A Exposição da Escola Imaginarte é uma coleção de trabalhos em tela nos quais as crianças do Projeto tiveram a liberdade de criar seus próprios desenhos. O Projeto é dirigido por uma equipe de arte-educadores, que ensina técnicas de pintura e atividades lúdicas para crianças dos 4 aos 10 anos de idade.

Já a Exposição de Fotografias Belezas do Tocantins é uma forma de valorizar a criatividade dos servidores. Nelas são exibidos fatos do cotidiano, paisagens e locais turísticos variados das 35 Zonas Eleitorais do Estado. As imagens estão disponíveis no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

No hall da instituição estão expostas obras de três estilos de arte: Abstracionismo, Dadaísmo e Minimalismo, que fazem parte da exposição “Ecletismo na Arte”, do carioca Joel de Assis. O trabalho tem caráter didático-educativo, principalmente para enfocar a liberdade da prática artística. “A arte está dentro do ser humano, não precisa ficar anos  e anos estudando em uma escola de arte para executar um trabalho”, disse o artista. 

Na exposição, o artista ainda traz um quadro de Eugênia Moreyra (1898-1948), esposa do poeta Álvaro Moreira. Eugênia  foi a primeira jornalista brasileira, ativista que muito lutou pelo direito do voto feminino.

Confira abaixo a programação completa da 11ª Semana Cultural:

Segunda-feira 25/5

18h – Palestra “Sustentabilidade e Cultura” – Ramis Tetus

18h30 – Palestra Ecletismo na Arte – Joel de Assis

Terça – feira – 26/5

9 às 12 h – Oficina de culinária japonesa (turma 1/aula 2)

14 às 16 h – Oficina de auto-maquiagem (turma 1)

Quarta-feira – 27/5

9 às 12 h - Oficina de culinária japonesa (turma 2/ aula 1)

15 às 18h – Gincana solidária

Quinta-feira – 28/5

9 às 12 h – Oficina de culinária japonesa (turma 2/aula 2)

14 às 16 h – Oficina de auto-maquiagem (turma 2)

17 às 20 h – Confraternização Junina

Sexta-feira – 29/5

Noite de Talentos/encerramento