Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do Brasil, foi aberta oficialmente, nessa terça-feira (2), com previsão de atingir R$ 1,019 bilhão em volume de negócios. Nos próximos cinco dias de Feira, cerca de 75 mil pessoas devem passar pelo Complexo para conferir as novas tecnologias em máquinas e implementos agrícolas. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, e do governador da Bahia, Rui Costa.

O presidente da Aiba, entidade organizadora da Feira, Júlio Cézar Busato destacou as parcerias entre as entidades representativas do agronegócio como principal fator para o crescimento da atividade na região. “A agricultura do oeste da Bahia é o reflexo do esforço conjunto dos agricultores que têm construído importantes parcerias com o governo do Estado, realizando ações de infraestrutura, socais e de meio ambiente que estão se tornando modelos para o Brasil”, afirmou.

O governador da Bahia, Rui Costa, ressaltou a importância do protagonismo do oeste baiano no Matopiba. “Tivemos uma reunião recentemente com os representantes das associações de produtores e, no que depender do governo da Bahia, nós vamos agregar mais valor à nossa produção, buscando verticalizar as nossas cadeias produtivas do oeste da Bahia, deixando no estado uma parcela maior da riqueza aqui gerada”, avaliou o governador.

Rui anunciou que já foi assinada a ordem de serviço para a recuperação da rodovia que liga Formosa do Rio Preto à Coaceral. “Ontem foi publicada a ordem de serviço para os 75 quilômetros desta estrada onde faremos um investimento de R$ 13 milhões de reais. Começa hoje a recuperação e pavimentação dessa estrada”, anunciou o governador, acrescentando que a próxima obra serão os 20 quilômetros do Anel da Soja.

Infraestrutura 

O presidente da Bahia Farm Show 2015, Júlio Busato, destacou a importância da continuidade de projetos como a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), o Porto Sul e a hidrovia do Rio São Francisco para dar mais competitividade ao agronegócio da região. “Cerca de 70% do que nós produzimos aqui no oeste da Bahia tem como principais mercados consumidores os estados do Ceará e Pernambuco. Precisamos resolver nossos problemas de logística e aumentar a rentabilidade do produtor”, destacou.

Uma das ações desenvolvidas neste sentido, foi a parceria entre agricultores e prefeituras, com destaque para a do município de São Desidério, que possibilitou a recuperação de 500 quilômetros de estradas vicinais. 

Busato ressaltou também o aumento do número de expositores, que este ano passou de 180 expositores em 2014 para mais de 200 este ano.  “Quero deixar meu agradecimento especial a quem faz esse show acontecer todos os anos, que são os nossos expositores. Esse ano temos mais de 200 expositores que trouxeram para a feira mais de 500 produtos e tecnologia em máquinas, implementos agrícolas e sementes mais resistentes à insetos. Essa troca de informações proporciona ao nosso produtor levar para casa o conhecimento necessário para reduzir seu custo e aumentar a sua produtividade e amplia o seu ganho”.

Também estavam presentes na solenidade de abertura, o superintendente do Senar Bahia, Geraldo Machado; presidente da Abapa, Celestino Zanella; presidente da Assomiba, Ida Barcellos; o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, e os representantes das entidades financiadoras presentes na Feira, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Desenbahia.