Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Almas, no Sudeste do Estado, a 300 km de Palmas, se despede da sua moradora pioneira. Aos 105 anos, Rosalina Baptista de Aquino, ou simplesmente Vó Lima, como era conhecida, faleceu na última terça-feira, 2, no Hospital Geral de Palmas, em decorrência de uma embolia pulmonar. Ela estava internada desde o último dia 8, após sofrer uma fratura no fêmur em decorrência de uma queda em casa.  

O enterro aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 4, no cemitério local. Na despedida renderam homenagens à matriarca os familiares, autoridades locais e a comunidade em geral.

Vó Lima deixa como legado ao povo almense inúmeras receitas de bolos das festas tradicionais, além do próprio conhecimento sobre a história e a cultura do município, passados de forma oral. Também deixa como herança o conhecimento sobre o poder medicinal de várias plantas da região, às quais cultivava em casa.

Na sua residência, na antiga Rua Bernardo Homem, onde até os 99 anos morava sozinha, recebia estudantes e curiosos para ouvir suas histórias. Sua longevidade atribuía à disposição à vida e hábitos saudáveis e peculiares. Ao dormir, se sentisse sede, tomava apenas água morna, que já deixava ao lado da cama em garrafa térmica.

No próximo dia 30 de agosto faria 106 anos. Deixa dois filhos, nove netos e dezenas de bisnetos. “Minha avó tinha muita fidelidade aos seus princípios”, diz a neta Idezina Rodrigues Cardoso, que foi criada por ela e  nos últimos anos de sua vida foi sua cuidadora.

Confira nota de pesar encaminhada pelo deputado Ricardo Ayres 

 Nota de pesar – Rosalina Baptista de Aquino, a Vó Lima

Compartilhamos do pesar da comunidade almense com a partida da sua mais antiga moradora, Rosalina Baptista de Aquino, a Vó Lima, aos 105 anos. A saudosa matriarca deixa como legado à comunidade, o conhecimento da história, da cultura local e do respeito às suas raízes. Os nossos sentimentos aos familiares, amigos e conterrâneos.    

Ricardo Ayres - deputado estadual (PSB)