Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A pintora, escultora e desenhista Bayá, do Piauí, vai expor pela primeira vez em Palmas, na Galeria Sesc de Artes. A mostra “Desalinhada” circula pelo Brasil por meio do Projeto Sesc Amazônia das Artes e chega ao Tocantins em junho. Com vernissage no dia 11, quinta-feira, às 19h, a exposição fica disponível para visitação até o fim do mês (30/06). 

A mostra é composta por telas, esculturas e instalação com linhas. “As obras têm a linha como elemento de formação. Linha de costura, linha de tinta, linha de pensamento. Enquanto elemento figurativo, as linhas apresentadas possuem diversos significados e significantes”, afirma a artista. 

Bayá explica que a exposição trata de uma inquietação sobre a vida e a liberdade. “Desalinhada é sobre se colocar ‘fora da linha’, é não precisar seguir padrões normativos, é observar os caminhos que a vida e a tinta vão te mostrando. É sobre entrar em contato com sua própria natureza”, completa. 

Bayá

Além de artista plástica, Bayá é designer de acessórios e psicóloga. Dona de uma técnica livre, se apropria de diferentes técnicas e materiais para compor seus trabalhos, Eventualmente usa a colagem e costura na superfície da tela e aplica adicionais para viabilizar as obras como pintura, justaposição e sobreposições. Já participou do Salão de Artes Plásticas de Teresina e já expôs na Galeria Christofoletti, no Ecomoda Piauí e na Urban Arts Teresina.