Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

A relação institucional entre as esferas federal, estadual e municipal foi reforçada na manhã desta sexta-feira, 12, com abordagem direcionada para a Assistência Social, em encontro do governador Marcelo Miranda com a secretária Nacional de Assistência Social (SNAS), Ieda Castro.

Durante visita da secretária ao gabinete do governador, o chefe do Executivo colocou o Governo do Estado à disposição para que o trabalho integrado entre os poderes atenda os tocantinenses. “Precisamos trabalhar em parceria. Estamos lidando com o ser humano. É muito importante estarmos atentos às políticas sociais. A presença da secretária nacional só fortalece o nosso compromisso de cuidar de cada cidadão desse Estado”, destacou Marcelo Miranda.

O Serviço Único de Assistência Social (SUAS) é resultado de um pacto federativo e Ieda Castro elogiou a postura de Marcelo Miranda. “O governador demonstra sensibilidade para profissionalizar a assistência social, estruturar melhor a rede e qualificar os serviços. É um compromisso importante e o Ministério do Desenvolvimento Social, através da Secretaria Nacional, se coloca à disposição do Governo para que a gente possa qualificar toda a rede de atendimento”, enfatizou Ieda Castro, referindo-se aos investimentos através do Capacita Suas.

Parceria

Para a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral, a partir do momento em que os três entes dão as mãos em busca de soluções para os problemas sociais, os usuários ganham. “O governador tem nos orientado a buscar essa parceria e unir forças na busca de soluções para as demandas que são apresentadas nos nossos municípios. Juntos, produzimos e atendemos com mais qualidade os municípios para cumprirmos a meta que nos é acordada e pactuada pelo governo federal”, disse a secretária.

Presente na reunião, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Palmas, Maria Luiza Felizola Gomes, comentou que a Setas tem sido uma grande parceira. “A Setas tem dado o suporte que todos os municípios precisam para que a gente, efetivamente, cumpra cada vez melhor a política nacional de assistência social. Isso tem ficado claro a partir do momento em que as equipes visitam a Secretaria, que a própria secretária se dispõe a ter esse contato com os servidores e a gente possa não esperar os problemas acontecerem, mas trabalhar no sentido de que os problemas têm que ser minimizados e a população tem que ser beneficiada”, destacou.

A diretora de Proteção Básica da SNAS, Lea Braga, acompanhou a secretária Ieda Castro na reunião. (Secom-TO)