Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Visita do Conselho Municipal do Idoso às obras do Parque em 2013 Visita do Conselho Municipal do Idoso às obras do Parque em 2013

No dia que se comemora o Dia Mundial da Conscientização contra a violência ao idoso, defensores da causa cobram da Prefeitura de Palmas a entrega do Parque do Idoso, prometido há mais de dois anos pela gestão da capital. Nesta segunda-feira, 15, militantes que defendem a pauta e membros do Conselho Municipal do Idoso chegaram a afixar faixas no local onde já deveria ter sido construído o parque. No ano de 2013 a Prefeitura de Palmas chegou a anunciar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp),que  daria início à construção do Parque Municipal da Pessoa Idosa.

De acordo com a Prefeitura, a obra foi orçada em R$ 1.582.866,12 e teria 2.567,41 m² de área construída em um terreno de 10.604,19 m² e funcionaria onde atualmente funciona o Viveiro Municipal (Ama II), na Avenida Teotônio Segurado. Os recursos para construção do parque são oriundos de um convênio com a Investco. A Prefeitura chegou a divulgar que no local seriam construídos vestiários, cobertura da quadra de esportes, área administrativa e oficinas, além de contar com a reforma da piscina, reforma do quiosque da piscina, reforma da biblioteca e sala de dança.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Sandra Leitão, afirmou ao Conexão Tocantins que a inauguração do parque chegou a ser marcada para dezembro de 2013 o que não aconteceu. “Os idosos estão precisando desse parque, já reuni várias vezes com secretários, com o Adir (Gentil), o Tiago (Andrino) e por último com o Marcílio (Ávila) que em abril deste ano nos disse que o parque seria entregue em setembro deste ano porém de abril até agora a obra continua parada”, disse.

O Conselho quer saber ainda como foi gasto o dinheiro que a Investco direcionou para a construção do Parque e já informou o caso ao Ministério Público Estadual. “Acreditamos que o dinheiro pode até ter sido investido, porém o projeto está abandonado o que nós lamentamos. É um descaso com os idosos de Palmas”, disse.

Outras demandas do Conselho

Segundo a presidente do Conselho, há também um processo de requerimento para reduzir a idade do transporte coletivo em Palmas de 65 para 60 anos que também não teve resposta. "O processo de regulamentação da lei de criação do conselho e  do fundo municipal dos direitos da pessoa idosa que também está parado", afirmou.