Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Com objetivo de promover a produção de abacaxi dentro dos padrões atuais de exigência do mercado consumidor, no Tocantins, a Diretoria de Fomento à Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza, nessa terça-feira, 16, a partir das 15 horas,  no auditório da Seagro, o lançamento do boletim técnico sobre “Prática de Cultivo para a Cultura do Abacaxi no Estado do Tocantins”. 

A publicação é resultado de uma parceria da Seagro com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa) e o Ministério  de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Mapa), e visa orientar as diversas classes de abacaxicultores do Estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Rocha Vasconcelos a publicação traz um importante conjunto de informações referente à exploração racional da cultura do abacaxi, sendo resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Seagro e de diversas instituições do Tocantins. “É um trabalho fundamentado em dez anos de atividades de pesquisa, ensino e transferência de tecnologia no agronegócio do abacaxi no Estado”, completa.

O lançamento faz parte de uma série de atividades voltadas para o  sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), do abacaxi e da banana no Estado, que se iniciou na tarde desta segunda-feira, 15, e segue até sexta-feira, 19. As atividades visam definir as ações para a produção integrada do Estado para o segundo semestre de 2015.

Além de técnicos e pesquisadores da Seagro, o evento contará com a participação de representantes de instituições ligadas a produção de frutas como: Ministério da Agricultura, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cooperativa de Crédito (Sicoob), Cooperativa de Produtores de Pedro Afonso (Coapa), Secretaria Municipal de Agricultura de Palmas, Embrapa, Agência de Defesa do Tocantins (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituições de ensino, além de estudantes e produtores de abacaxi.

Mais atividades

Na quinta- feira, 18,  as atividades acontecem em Pedro Afonso, na sede da Coapa, para fomentar a produção de frutas na região. Durante a semana também serão realizadas visitas às propriedades cadastradas ao programa de produção integrada nos municípios de Aparecida do Rio Negro e Porto Nacional.

Abacaxi

O abacaxi é a principal fruta produzida no Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, foram produzidas mais de 62 mil toneladas de abacaxi. Segundo o pesquisador da Embrapa, Aristóteles Pires de Matos, o abacaxi produzido no Tocantins já é um dos mais procurados do mercado. “A fruta é bastante valorizada e consegue o melhor preço do mercado, o que reflete o padrão de qualidade do abacaxi tocantinense, que já é um dos melhores do Brasil”, afirma o pesquisador.

No Tocantins a produção de abacaxi é concentrada nos municípios de Miranorte do Tocantins, Miracema, Barrolândia, Rio dos Bois, Pau D’arco, Bernardo Sayão, Porto Nacional, Aparecida do Rio Negro e Fortaleza do Tabocão.