Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Luiz Armando Vaz

Foto: Luiz Armando Vaz

O inicio da obrigatoriedade de uso dos extintores ABC, que estava prevista para 1º de julho, será adiada por noventa dias pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A medida atende a um pedido ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O pedido de adiamento, por parte do ministério das cidades, deve-se a falta de extintores no mercado – relatada por diversos motoristas de todo o país e noticiada pela imprensa brasileira. Desta forma, o pedido de prorrogação visa dar tempo aos proprietários de veículos, para que estes tenham condições de cumprir a determinação.

Assim que a resolução for publicada pelo Denatran em diário oficial, o novo prazo terá validade e entrará em vigor. Desta forma, a obrigatoriedade de uso dos extintores ABC começará em outubro.

Extintores ABC

Os extintores ABC se diferenciam dos demais modelos por serem mais modernos, uma vez que são eficazes contra todas as classes de incêndio e possuem prazo de validade maior. O composto utilizado nos extintores ABC é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

O novo prazo terminará em outubro. A partir de então, trafegar em automóvel sem portar o extintor ABC acarretará em multa ao condutor do veículo, no valor de R$ 127,69  e cinco pontos na carteira de habilitação.