A Comarca de Almas comemora a implantação do Conselho da Comunidade. A solenidade de posse dos membros foi realizada na manhã desta sexta-feira (19/6), na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes do poder público e sociedade civil.
O Conselho da Comunidade tem a missão de auxiliar o Judiciário nas execuções penais e na reintegração social dos egressos. Por meio dele a comunidade assume o papel de fiscalizar o cumprimento da pena, humanizar o processo carcerário, levantar demandas e propor ações para viabilizar a resolução de problemas detectados.
O diretor do Fórum, juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior, falou sobre a satisfação em ver o Conselho da Comunidade instituído na Comarca de Almas e também sobre o papel dos membros escolhidos para integrarem o Conselho. “É com grande alegria que vejo a instalação do Conselho e tenho certeza que cada um dos membros dará o melhor de si para a execução das finalidades institucionais que, em última instância, deve se voltar para a ressocialização dos apenados.”
O magistrado ressaltou ainda a importância da comunidade para o êxito da ação. “A sociedade também tem participação no encaminhamento dessas pessoas, já que todos têm uma responsabilidade social para com aqueles que, por diversas razões, abraçam o mundo da criminalidade posicionando-se à margem da sociedade. O Conselho da Comunidade representará uma oportunidade para todos aqueles que buscam com sinceridade a reabilitação social.”
Membros do Conselho da Comunidade
Durante a solenidade tomaram posse a presidente do Conselho da Comunidade, Ludmilla Suarte, a vice-presidente, Jovania Rodrigues, o secretário-executivo, Emerson Resplandes, e o secretário-executivo adjunto, Wagner Oliveira Leal.