Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Araguaína realizará nos dias 23, 24 e 25/6 a terceira edição do Curso Psicossocial e Jurídico aos Postulares à Adoção de crianças e adolescentes.

A preparação psicossocial e jurídica é obrigatória para todas as pessoas e casais inscritos no cadastro de adoção, conforme a Lei 12.010/2009. O objetivo do curso é esclarecer dúvidas sobre adoção, ampliar as concepções a respeito do perfil da criança desejada, o incentivo a se considerar também as crianças com idade acima do perfil estabelecido no cadastro nacional e estabelecer uma relação de proximidade com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos processos.

O psicólogo Eduardo de Pinho integra a equipe que ministrará o curso e diz que durante o estudo os técnicos terão condições de conceber características comportamentais dos participantes, bem como contribuir com a aplicação dos conhecimentos dos candidatos em relação ao tema adoção, como as questões legais e dinâmica familiar.

Eduardo ressalta ainda questões importantes envolvendo o tema. “O curso também permite refletir sobre a adoção tardia, inter-racial e de crianças portadoras de necessidades especiais. É importante flexibilizar o perfil das crianças procuradas pelos candidatos à adoção, tendo em vista que o principal objetivo é possibilitar condições para que todas tenham a oportunidade de encontrar uma família”.

O curso é oferecido semestralmente às pessoas e/ou casais que buscam habilitação para adoção e nesta edição será realizado no período noturno, das 18h às 22h, durante os dois primeiros dias.

Já no terceiro e último dia de curso, das 14h às 18h, estão programadas visitas às instituições de acolhimento Ana Caroline Tenório e Casa Lar Menina dos Olhos de Deus, abrigos que atendem a demanda de Araguaína e região.

Os interessados devem procurar o Juizado da Infância e Juventude de Araguaína através dos telefones (63)3414-6600/6651/6610.