Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Com um número expressivo de 272.657 crianças e 2.961 pais atendidos até o ano de 2014, ao longo de treze anos de atuação no Tocantins, o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem se tornado uma das principais ferramentas implantadas pela Polícia Militar do Tocantins, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência no Estado. Já no ano de 2015, até o final do primeiro semestre mais 18.600 crianças terão recebido seu certificado de participação no programa.

O Proerd tem por referência, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 está em todos os Estados do Brasil. No Estado do Tocantins o Proerd surgiu no ano de 2002, como iniciativa da Polícia Militar na prevenção às drogas e ações que gerem violência. 

O programa de caráter preventivo social é desenvolvido na rede de ensino público e privado em quatro Currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série) e o Currículo para Pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas. Conta com 103 instrutores habilitados, preparados para desenvolverem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos. Já atende 48 municípios no Tocantins, funcionando em praticamente todas as Unidades Operacionais da PM. 

“O Proerd é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência ás pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência”, esclarece o Coordenador Estadual do Proerd – major PM Antônio Carlos Ferreira. 

As cidades de Palmas, Gurupi, Dueré, Figueiropólis, Cariri do Tocantins, Aliança, Paraíso, Novo Jardim, Rio da Conceição, Dianópolis, Almas, Colinas, Araguatins, Agustinópolis, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Rio dos Bois e Miranorte já realizaram formatura do Proerd neste semestre. Na cidade de Araguaína a formatura do Proerd aconteceu na manhã de quarta-feira, 24, com 2.345 (dois trezentos e quarenta e cinco) alunos dos currículos: Educação Infantil e 5º ano do Ensino Fundamental. O Programa ocorreu em 13 Escolas Municipais, 08 Estaduais e 03 particulares. O evento aconteceu nas dependências do Ginásio Neblina e contou com a participação da Comandante do 2º Batalhão da PM – major Patrícia Murussi Leite, de autoridades civis, pais, professores e comunidade. 

A próxima solenidade de formatura do programa acontece na segunda-feira, 29, na cidade de Palmeiras do Tocantins, com certificação de 100 crianças. O 1º Batalhão da PM, com sede em Palmas foi a Unidade com maior número de crianças certificadas pelo programa (4.423), seguido pelo 6º Batalhão, também em Palmas (3.357), 4º Batalhão, com sede em Gurupi (2.782), e 5º Batalhão, com sede em Porto Nacional (2.616).

O Comandante Geral da Polícia Militar – coronel Glauber de Oliveira Santos destaca que o Proerd é um grande orgulho para a Polícia Militar e também para o Tocantins. “nesses treze anos de atuação do programa do Tocantins temos certeza que contribuímos para que muitas crianças e adolescentes ficassem longe das drogas e da violência gerada por esse mal, que assola todo o Brasil. A Polícia Militar cumpre seu papel preventivo e colabora para uma sociedade mais consciente do mal que o uso de drogas pode causar. Parabenizo a todos os policiais militares e colaboradores que cooperam para que o Proerd seja esse sucesso”, finalizou.