Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Diário Oficial da União – DOU desta sexta-feira, 26, traz a publicação da nomeação de Júnior Coimbra para exercer o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Turismo, no Ministério de Turismo. A nomeação é fruto de uma indicação feita pela Bancada Nacional de seu partido na Câmara, o PMDB.

Este já é segundo cargo de projeção nacional ocupado pelo Tocantins no Governo Federal. O primeiro foi o Ministério da Agricultura e agora o Ministério do Turismo. O cargo tem a função de auxiliar na formulação, elaboração e monitoramento da Política Nacional do Turismo. Com a nomeação, Coimbra diz que procurará alavancar o turismo brasileiro e terá atenção especial com seu estado, o Tocantins.

Júnior é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA e integra a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet no cargo de diretor Nacional de Relações Institucionais. É também membro suplente no Conselho Nacional de Turismo.

Atuação profissional e política

Júnior Coimbra é jornalista de carreira do Governo do Estado do Tocantins, à disposição da Assembleia Legislativa. Entre os anos de 1997 e 1998 foi diretor presidente da TV Palmas.

Ele é membro do diretório nacional do PMDB e entre 2011 e 2014 comandou o diretório regional da sigla no Tocantins, período em que exerceu o mandato de deputado federal.

Na Câmara Federal, foi vice-líder do seu partido durante os quatro anos de mandato. Também foi coordenador do PMDB nas Comissões Permanentes, entre 2013 e 2014 e primeiro vice-presidente da Comissão de Finanças e tributação nos anos de 2011 e 2012.

Na atuação como deputado federal, destaque para alguns cargos importantes: primeiro vice-presidente da CPI do Trabalho Escravo; presidente da Comissão Especial que aprovou a PEC 61/2011, sobre a desvinculação de receitas da União; Relator do Pronatec, em 2011; relator da medida provisória que aprovou o fundo e o adicional ao frete para renovação da Marinha Mercante; relator do projeto de lei nº 865, que criou a Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Júnior foi deputado estadual por duas vezes consecutivas, nos mandatos de 2003 a 2006 e 2007 a 2010. Em seu último mandato comandou a Casa de Leis, presidindo-a no Biênio de 2009 a 2011.

Sua carreira política teve início em Itaporã, na década de 90, quando foi eleito prefeito da cidade. Já em 2000, elegeu-se vereador da capital, Palmas.